Sessão plenária I - dia 15 de setembro de 2011 às 11h
Uso e avaliação dos objetos de aprendizagem no ensino de Física
Nesta palestra será abordada certa classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em inúmeros repositórios na Internet, especialmente os recursos digitais nos formatos de vídeo, animação e simulação que possuem certas características relevantes no processo de ensino e aprendizagem. Esses objetos têm sido ainda pouco usados no Brasil, em particular no Ensino Médio (EM), apesar de seu enorme potencial, embora, por outro lado, não devam ser vistos como uma panacéia, de modo a prescindir do papel essencial do professor como facilitador da aprendizagem e de outros recursos tradicionais como experimentos reais, livro didático e resolução de problemas. Nosso grupo de São Carlos tem procurado implementar junto a professores do Mestrado Profissional e participantes de alguns mini-cursos e oficinas o uso destes objetos no ensino de Física. Numa primeira avaliação, constatou-se que os professores de Física do EM, em geral, desconhecem os repositórios e poucos já trabalharam com essa ferramenta em sala de aula. Resultados de estudos exploratórios do uso desses recursos serão apresentados.
Prof. Dr. Nelson Studart Filho
é graduado em Física (UFC, 1972), Mestre em Física (UnB, 1974) e Doutor em Física (USP, 1979). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard (1980-1982). Foi professor colaborador da UnB (1972-1974) e Professor Visitante da UFPe (1967). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos; pesquisador em Física da Matéria Condensada com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte em sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e elétrons superficiais sobre substratos criogênicos; na área de ensino de Ciências, estuda as novas tecnologias mediadas por computador e o desenvolvimento e avaliação de currículos de ciências e de materiais instrucionais (objetos de aprendizagem). Atua na área de Divulgação Científica e coordena atualmente o Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da SBF. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFSCar e participa da Coordenação da área de ciências do Programa Nacional do Livro Didático desde 2008. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física (2000-2009) e editor-fundador da revista. A Física na Escola (2000-2009).
Sessão plenária II - dia 16 de setembro de 2011 às 11h
Radiação, Contaminação e Reatores Nucleares à Água Fervendo
Nesta palestra serão abordados conceitos básicos de física nuclear e, em particular, radiações. Também serão discutidos as formas de contaminação e de exposição à radiação e suas consequências. Finalmente, será mostrado o princípio de funcionamento de uma usina nuclear, dando ênfase aos reatores de água fervendo, que se tornaram famosos com os problemas ocorridos nos reatores do complexo de Fukushima, no Japão. Diversos cenários de possíveis acidentes com esses reatores serão apresentados.
Prof. Dr. Johnny Ferraz Dias
Bacharel em Física (USP, 1986), Mestre em Física Nuclear (USP, 1989) e Doutor em Ciências Físicas (Universiteit Gent, Bélgica, 1994), realizou estágio pós-doutoral na University of Louisiana at Lafayette (EUU, (2007-2008). Atualmente é professor associado do Instituto de Física da UFRGS , sendo coordenador dos aceleradores do Laboratório de Implantação Iônica.. Realiza trabalhos tanto em física básica como em física aplicada utilizando principalmente as técnicas PIXE (Particle-Induced X-ray Emission), Micro-PIXE, RBS (Rutherford Backscattering Spectrometry), RBS canalizado, NRA (Nuclear Reaction Analysis) e MEIS (Medium Energy Ion Scattering).
Sessão plenária III - dia 17 de setembro de 2011 às 11h
O admirável mundo nano
Neste evento será apresentado um breve histórico sobre a nanociência e a nanotecnologia, acompanhado de uma série de exemplos de estruturas funcionais nanoscópicas existentes na natureza e produzidas pelo homem. Serão apresentados alguns exemplos de aplicação das nanotecnologias nas áreas de saúde, meio ambiente e novos materiais.
Profa. Dra. Naira Maria Balzaretti (UFRGS)
Bacharel em Física (UFRGS, 1985), Mestre em Física (UFRGS, 1988) e Doutora em Física (UFRGS, 1995). Realizou estágio de pós-doutorado no National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos (1996-1997). Atualmente é professor associado no Departamento de Física da UFRGS, sendo Diretora do Centro de Microscopia Eletrônica (CME), Vice-Diretora do Centro de Nanociência e Nanotecnologia (CNANO) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PGCIMAT) na UFRGS.
Sessão plenária IV - dia 17 de setembro de 2011 às 14h
Das constelações ao ser humano
Em um convite muito bem humorado e, ao mesmo tempo, sério, o astrônomo, físico e historiador da ciência Walmir Cardoso nos convida para a uma viagem pelo céu das várias culturas. O céu está aí, mas raramente é apreciado pelas pessoas. Para Walmir o céu é um livro de histórias e o ser humano, um narrador por excelência! Por cerca de uma hora vamos treinar a olhar o mundo de outra maneira. Do "Era uma vez..." mítico à Cosmologia científica os participantes são guiados pelos caminhos que criaram o planeta a partir das estrelas que brilham ao anoitecer, botando na ordem do dia a nossa responsabilidade com o futuro. A prática da observação do céu mostra como nossas paisagens podem se apresentar de maneira diversificada apontando para a necessidade de nos caracterizarmos. De pensarmos mais aprofundadamente em quem somos e o que desejamos de fato.
Prof. Dr. Walmir Thomazi Cardoso
é graduado em Física (PUC/SP), Especialista (UNICAMP) e Mestre em História das Ciências (PUC/SP), e Doutor em Educação Matemática (PUC/SP). Atualmente é professor da PUC/SP e professor visitante da Universidad Trés de Febrero (Buenos Aires) onde orienta mestrados e doutorados em História e Epistemologia da Ciência. Apresentador e consultor de séries educativas da TV Escola (MEC) e TV Cultura (SP), tem experiência na área de Ensino de Física e Astronomia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, difusão científica, ensino, história da ciência, astronomia de povos indígenas e ensino usando programas televisivos como recurso.