A EXPERIMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR
A FORMA COMO O CONHECIMENTO DA FÍSICA SE CONSTRÓI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS
Gêison Mendes de Freitas de Oliveira
|
|
|
Georgina Helena Lima Nunes
|
|
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA INTEGRADA COM DE DIVULGADORES CIENTÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ASTRONOMIA
A FOTOGRAFIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO DA FÍSICA
A INSERÇÃO DA FÍSICA NO FIM DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA
Graciane Gonçalves Farias
|
|
|
Márcia Elida Domingos Prudêncio
|
|
|
A RACIONALIDADE DA FÍSICA CLÁSSICA À QUÂNTICA NO OLHAR DE LAUDAN
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE ÓTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO NO CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA
Ester de Souza Bittencourt Alves
|
|
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA INCERTEZA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LUZ
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELO DIÁLOGO
Dartanhan Baldez Figueiredo
|
|
|
AQUISIÇÃO DE DADOS PARA EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA UTILIZANDO A PLACA ARDUINO
AQUISIÇÃO DE DADOS VIA PC COMO MÉTODO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA
Guilherme Espósito Querelli
|
|
|
Marisa Almeida Cavalcante
|
|
|
ASTRONOMIA OU ASTROLOGIA? CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR NA CIDADE DE RIO GRANDE-RS
BUSCANDO A FÍSICA NUM SUBMARINO
Celso Gonçalves de Quadros
|
|
|
Antonio Carlos de Francisco
|
|
|
Sani de Carvalho Rutz da Silva
|
|
|
CALORÍMETRO: EXPERIMENTO QUE FACILITA A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS TROCAS DE CALOR
CHOQUE DE CIÊNCIA: O ENSINO DE CIÊNCIA PROMOVENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO IF-SC
Adriano Antunes Rodrigues
|
|
|
CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL PARA FACILITAR O USO DO DIAGRAMA V DE GOWIN COMO ORGANIZADOR DE CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO PARA AULAS DE FÍSICA: ÓPTICA E FÍSICA MODERNA
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DIDÁTICO PARA O SISTEMA SOLAR
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
|
|
|
DISCUTINDO CONCEITOS DE TEMPERATURA E CALOR ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE SOLAR
Guilherme F. Marranghello
|
|
|
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATREVÉS DA ASTRONOMIA: DESVENDANDO O CÉU DO VALE DO TAQUARI
Nestor Antônio Bresolin Júnior
|
|
|
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
|
|
|
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DO RÁDIO
Tatiane Gonçalves Elias Goulart
|
|
|
Adriano Antunes Rodrigues
|
|
|
EMPREGO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CLUBES DE CIÊNCIAS
Silvio Luiz Rutz da Silva
|
|
|
ENSINO A DISTÂNCIA: O PAPEL DA INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE FÍSICA
Maria Joseane R. da Silva
|
|
|
EXPERIMENTO DE QUEDA LIVRE COMO METODOLOGIA PARA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE HIDROSTÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIPAMPA
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
EXPLORANDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO: A COMPETITIVIDADE COMO MOTIVAÇÃO AO APRENDIZADO DE FÍSICA
FAZENDO UMA AULA DIFERENTE: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Diego de Medeiros Scarabelot
|
|
|
FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO
Izabel Cristina Freitas dos Santos
|
|
|
Lisiane Barcellos Calheiro
|
|
|
FÍSICA EM FOCO - UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Talissa Cristini Tavares Rodrigues
|
|
|
Estevão Luciano Quevedo Antunes Jr.
|
|
|
Maximiliano Santos da Rocha
|
|
|
Leopoldo Lobo da Rocha Jr.
|
|
|
FORÇA GRAVITACIONAL, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE E VELOCIDADE DE ESCAPE: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO PIBID/UNIPAMPA
Guilherme F. Marranghello
|
|
|
FORMAÇÃO BÁSICA DE PROFESSORES: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIPAMPA
Pedro Fernando Teixeira Dorneles
|
|
|
INCLUSÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NÃO-LINEARES EM DISCIPLINAS DE MECÂNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E ÁREAS AFINS ATRAVÉS DA MODELAGEM CIENTÍFICA E COMPUTACIONAL
LINGUAGEM PYTHON E SÉRIES DE FOURIER: FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE
Karina dos Santos Timboni
|
|
|
NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA A INTEGRAÇÃO DA FÍSICA MODERNA E DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO FIM DO ENSINO FUNDAMENTAL ORIENTADO PELA TEORIA DA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Cristiane Machado de Souza
|
|
|
O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA ESTAÇÃO RADIOAMADORA.
O ENSINO DE ÓPTICA MEDIADO POR AÇÕES SOCIOCULTURAIS VISANDO A EXPLORAÇÃO DE UM LABORATÓRIO PORTÁTIL
Bruna Gabrielly Penha Benck
|
|
|
Carolini Felisberto de Souza
|
|
|
O FUNCIONAMENTO DO CARRO BICOMBUSTIVEL: DISCUTINDO AS VANTAGENS E LIMITES NAS AULAS DE TERMODINÂMICA
O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Daniela Rita de Aguiar Varisa
|
|
|
O LHC, COLISÕES E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
O OSCILOSCÓPIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO BÁSICO
Juliane Souza de Oliveira
|
|
|
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA MODELAGEM COMPUTACIONAL
Marcelo Esteves de Andrade
|
|
|
O USO DE EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA E CALORIMETRIA.
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
ÓPTICA DE RAIOS: DEMONSTRAÇÕES INVESTIGATIVAS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA COM O USO DE LASERS
Jéssica Fabiana Mariano dos Santos
|
|
|
Gláucia Grüninger Gomes Costa
|
|
|
PIBID-FÍSICA/UFRGS – RELAÇÕES COM A ESCOLA, PROFESSORES E A DINÂMICA ESCOLAR
Caren Rejane de Freitas Fontella
|
|
|
Fernando Jose Vinhas Sousa Coelho
|
|
|
Maria Teresinha Xavier Silva
|
|
|
PROJETO INCREMENTO DO USO DOS LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS DO PIBID/PUCRS/FÍSICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS: O MOVIMENTO DE PROJÉTEIS SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
André Luiz Utinguassú dos Santos
|
|
|
Andréia Caroline Fischer da Silveira Fischer
|
|
|
Ariane Treges Noronha Gonçalves
|
|
|
João Batista Siqueira Harres
|
|
|
RELATO DE ATIVIDADE DE ESTUDO MEDIADA POR UMA HIPERMÍDIA EDUCACIONAL
Inés Prieto Schimidt Sauerwein
|
|
|
Ricardo Andreas Sauerwein
|
|
|
Marise Superti Piber da Silva
|
|
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: REFERENCIAL PARA O ENSINO DE FÍSICA
TEOREMAS E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA NA MEDICINA
UM NOVO PROGRAMA PARA UMA VELHA MECÂNICA
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
UM POUCO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Guilherme F. Marranghello
|
|
|
UMA ANÁLISE MICROGENÉTICA DOS OBSTÁCULOS AO ENTENDIMENTO DA CINEMÁTICA GALILEANA
Álvaro Leonardi Ayala Filho
|
|
|
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS MÉTODOS “INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS” E “ENSINO SOB MEDIDA”
UMA REVISÃO DAS PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE RELATIVIDADE
USANDO O PROGRAMA TRACKER PARA ANALISAR O DESLIZAMENTO DE UMA ESFERA SOBRE PLANOS COM DIFERENTES PERFIS
USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
Charles dos Santos Guidotti
|
|
|
Alisson dos Santos Pereira
|
|
|
USO DE SIMULAÇÕES NO ESTUDO DE CINEMÁTICA: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID ENSINO DE FÍSICA DA UFSM
Inés Prieto Schmidt Sauerwein
|
|
|
Ricardo Andreas Sauerwein
|
|
|