M9. NANOCIÊNCIA PARA O ENSINO BÁSICO: ABORDAGENS METODOLÓGICAS
Ministrantes:
Anderson Luiz Ellwanger, Mateus Granada e Ícaro Silva
Instituição:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (A. L. E.) e UNIFRA (M. G. e I. S.)
Objetivos:
Esperamos que os participantes considerem-se aptos para aplicar essa proposta, tópicos de Nanociência, em seus ambientes de trabalho, uma vez que todos os participantes receberão materiais para serem usados nas suas instituições de ensino, e que isso venha a possibilitar uma motivação para o desenvolvimento de futuras práticas de ensino sobre esse e outros tópicos contemporâneos.
Conteúdo programático:
A possibilidade de compreender alguns conceitos básicos de Nanociência, ciência que trabalha na escala do nanometro e está fortemente ancorada em conceitos da Física, Química e Biologia, pode auxiliar na formação de professores que vislumbram enfoques mais contemporâneos em níveis mais básicos de ensino. Entretanto, mesmo desejando a discussão de tópicos de Nanociência, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para desenvolvê-los em suas salas de aula. Tendo em vista esta situação, desenvolvemos uma proposta de ensino de conceitos de Nanociência voltada para alunos do ensino básico. No presente curso apresentamos uma visão geral da nossa proposta através de um módulo didático subdividido em etapas, as quais foram organizadas contemplando desde questionamentos prévios, animações e demonstrações computacionais, leituras de textos de divulgação científica até uma proposta de avaliação.
População-alvo:
Professores de Ensino Básico (Fundamental e Médio), alunos de graduação em Física e demais interessados na área.
Carga horária: 6 horas-aula
Número de vagas: 30