T7. USO DO APLICATIVO POWERS OF 10 COMO ATIVIDADE INTEGRADORA EM CIÊNCIAS EXATAS


Ministrante:
Sônia Elisa Marchi Gonzatti e Eliana Fernandes Borrragini

Instituição:
Centro Universitário Univates

Objetivos:
O uso de tecnologias no ensino pode auxiliar a fomentar discussões e incentivar a curiosidade dos alunos, mesmo com atividades simples. O objetivo desta oficina é abordar um conjunto de atividades baseadas em um aplicativo – powers of 10 – que possibilita uma revisão ou estudo dos conceitos matemáticos de maneira contextualizada. Permite trabalhar com ferramentas matemáticas, como notação científica e conversão de unidades, mas também, e ao mesmo tempo, pode ser utilizado como atividade integradora para as áreas de física, química e matemática. A versatilidade do aplicativo permite que ele seja utilizado em atividades que contemplem os seguintes objetivos específicos: ilustrar as diversas dimensões ou escalas utilizadas na física e na química, desde o ano-luz até o Fermi; promover uma visão integradora das diferentes áreas de estudo da física, desde a cosmologia até as partículas elementares; abordar a possibilidade de uso do aplicativo como um organizador prévio, para introduzir noções de diversas áreas de conhecimento, como estrutura de moléculas, a constituição do DNA, entre outros; utilizar as medidas informadas nos diferentes slides para contextualizar o estudo sobre ferramentas matemáticas, como ordens de grandeza, potências de 10, notação científica, conversão de unidades, proporções.

Conteúdo programático:
Ordem de grandeza. Notação científica. Unidades de dimensões astronômicas x unidades de dimensões atômicas. Utilização da calculadora. Do cosmos aos quarks: discussão das lâminas do aplicativo powers of 10.

População-alvo:
Professores que atuam no Ensino Médio com Física, Matemática e Química. Estudantes de licenciatura em física.

Monitor: Glauco Cohen Ferreira Pantoja

Carga horária: 4 horas-aula

Número de vagas: 18