Textos de Apoio ao Professor de Física
ISSN 2448-0606 (online)
Apresentação - Contato - Normas - Expediente
Edição Atual
v. 34, n. 2, 2023 |
Do pensamento aristotélico ao formalismo lagrangiano: uma análise de episódios históricos focada na identificação das hipóteses basilares que fundamentam a Mecânica Clássica Rodrigo Weber Pereira e Leonardo Albuquerque Heidemann Acessos desde 09/2024: 114 |
Edições Anteriores (desde 2015)
v. 33, n. 2, 2022 |
O universo infinito de Giordano Bruno: um resgate histórico sob o viés epistemológico de Gaston Bachelard João Gabriel Galli Gimenez e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 06/2023: 253 |
v. 32, n. 1, 2022 |
Matéria Escura e Energia Escura: uma revisão da literatura sobre um dos maiores enigmas da Física e Cosmologia contemporâneas Gabriel de Angelis N. Guimarães Ramires, Neusa Teresinha Massoni e Andressa Varriale Moriggi Acessos desde 06/2023: 244 |
v. 32, n. 5, 2021 |
(Re)Descobrindo a Teoria Quântica: um resgate dos principais conceitos apresentados nos discursos do Prêmio Nobel Nathan Willig Lima, Yaffa Bruxel Rabeno, Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pires, Gabriela Gomes Rosa, Igor Dalbosco Lovison, Milena Lauschner Lopes e Félix Oliveira da Silva Steffens Wood Acessos desde 05/2022: 714 |
v. 32, n. 2, 2021 |
Equivalente mecânico do calor : atividades experimentais investigativas para a aprendizagem significativa entre calor e trabalho Jacson Santos Azevedo, Francisco Nairon Monteiro Júnior e Luiz Marcio Santos Farias Acessos desde 07/2022: 294 |
v. 32, n. 1, 2021 |
Uma sequência didática para discutir temáticas sociocientíficas: o uso do Ensino de Ciências por argumentação Ricardo Rangel Guimarães, Maria Aparecida Couto Ramos e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 02/2022: 588 |
v. 31, n. 2, 2020 |
Experimentos de pensamento no Ensino de Física: Fundamentos e possibilidades didáticas Alisson Cristian Giacomelli e Cleci Teresinha Werner da Rosa Acessos desde 03/2021: 895 |
v. 31, n. 1, 2020 |
O Ensino de Física por meio de Problemas Geradores de Discussões Vinicius Machado e Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Acessos desde 03/2021: 970 |
v. 30, n. 4, 2019 |
Ensino de Partículas na Educação básica Angélica Cassoni Barracco Acessos desde 05/2023: 178 |
v. 30, n. 3, 2019 |
Aprendizaje significativo Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2022: 466 |
v. 30, n. 2, 2019 |
Sequência didática para o ensino de conceitos básicos de cinemática e de energia Erelaine Patrícia Moraes e Ladário da Silva Acessos desde 09/2020: 1563 |
v. 30, n. 1, 2019 |
Estudando a Relatividade Restrita com Folhetos de Cordel Científicos em Formato de História em Quadrinhos, através de uma Sequência de Ensino à luz da Neurociência Educacional Maria Derlandia de Araújo Januário e Francisco Augusto Silva Nobre Acessos desde 08/2020: 967 |
v. 29, n. 6, 2018 |
História e Epistemologia da Ciência: alguns aprofundamentos e enriquecimentos que podem ser úteis a futuros professores de Física André Felipe Hoernig e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 05/2020: 742 |
v. 29, n. 5, 2018 |
Formação inicial e continuada de professores e alunos e alunos de Ensino Médio nos laboratórios de Física Camila Werle, Mara Fernanda Parisoto e Valdir Rosa Acessos desde 04/2020: 883 |
v. 29, n. 4, 2018 |
Uma proposta para motivar o aluno a aprender mecânica no ensino médio - abordagem com tecnologias de informação e comunicação Glauco Salomão Ferreira Ribas e Daniela Borges Pavani Acessos desde 04/2019: 1003 |
v. 29, n. 3, 2018 |
Sensoriamento Remoto (SR) como forma de contextualização e prática da Educação Ambiental na disciplina de Física Francineide Amorim Costa Santos, Neusa Teresinha Massoni, Claudio Rejane da Silva Dantas e Alexandre Luis Junges Acessos desde 01/2019: 693 |
v. 29, n. 2, 2018 |
Uma abordagem do tema estruturante ”Matéria e Radiação” na Educação Básica: a busca da criticidade na educação científica Ghisiane Spinelli Vargas, Neusa Teresinha Massoni e Cilâine Verônica Teixeira Acessos desde 05/2018: 897 |
v. 29, n. 1, 2018 |
A física e os instrumentos musicais: construindo significados em uma aula de acústica Douglas Krüger da Silva Alexsandro Pereira de Pereira Acessos desde 03/2018: 1250 |
v. 28, n. 6, 2017 |
O experimento da borracha quântica: uso de analogias para o entendimento do quântico pelo clássico Luciano Slovinscki e Alan Alves-Brito Acessos desde 03/2018: 840 |
v. 28, n. 5, 2017 |
Proposta de projeto extracurricular: uma intervenção desescolarizada na escola Ismael de Lima, Paulo Lima Jr. e Rafael Pezzi Acessos desde 10/2017: 750 |
v. 28, n. 4, 2017 |
Um jogo de perguntas e respostas como forma de motivar alunos do Ensino Médio ao estudo da Física: o tópico de Mecânica Fabrizio Belli Riatto, Neusa T. Massoni e A. Alves-Brito Acessos desde 10/2017: 1548 |
v. 28, n. 3, 2017 |
Visões epistemológicas (ou sociológicas) recentes da ciência: uma introdução Neusa T. Massoni e Marco A. Moreira Acessos desde 05/2017: 1177 |
v. 28, n. 2, 2017 |
O Bóson de Higgs na mídia, na Física e no Ensino da Física Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2017: 1523 |
v. 28, n. 1, 2017 |
Gravitação Universal em atividades práticas: uma abordagem histórica e cultural, das órbitas dos planetas à ficção científic Eliana Fernandes Borragini, Daniela Borges Pavani e Paulo Lima Junior Acessos desde 05/2017: 1432 |
v. 27, n. 6, 2016 |
Uma proposta para introduzir a Teoria da Relatividade Restrita no ensino médio: abordagem históricoepistemológica e conceitual Eduardo Ismael Fuchs, Dimiter Hadjimichef e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 03/2017: 1347 |
v. 27, n. 5, 2016 |
Uma sequência didática sobre ondas com os métodos Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching) Madge Bianchi dos Santos, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit Acessos desde 03/2017: 1152 |
v. 27, n. 4, 2016 |
Aplicação do Método Peer Instruction na abordagem das Leis de Newton no Ensino Médio Jader Bernardes, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit Acessos desde 03/2017: 1252 |
v. 27, n. 3, 2016 |
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9° ano do ensino fundamental Jeferson Barp e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 01/2017: 1160 |
v. 27, n. 2, 2016 |
Proposta didática para o ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos Gabriel Schabbach Schneider, Fernando Lang da Silveira e Eliane Angela Veit Acessos desde 01/2017: 1672 |
v. 27, n. 1, 2016 |
Proposta didática para apresentar conceitos do movimento de queda dos corpos no ensino fundamental através de um aporte histórico e epistemológico Jênifer Andrade de Matos e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 11/2016: 1123 |
v. 26, n. 6, 2015 |
Interfaces entre teorias de aprendizagem e ensino de Ciências/Física Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 05/2016: 1651 |
v. 26, n. 5, 2015 |
Oficina de Astronomia Marina Paim Gonçalves e Maria Helena Steffani Acessos desde 04/2016: 1893 |
v. 26, n. 4, 2015 |
Proposta didática para desenvolver o tema supercondutividade no Ensino Médio Flavio Festa, Neusa Teresinha Massoni e Paulo Pureur Neto Acessos desde 03/2016: 1141 |
v. 26, n. 3, 2015 |
Ensino de Óptica na escola de nível médio: utilizando a plataforma Arduino como ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos no laboratório didático Elio Molisani Ferreira Santos, Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Marisa Almeida Cavalcante Acessos desde 11/2015: 1685 |
v. 26, n. 2, 2015 |
Textos e atividades sobre oscilações e ondas, modelos atômicos, propriedades da luz, luz e cores, radiações ionizantes e suas aplicações médicas José Fernando Cánovas de Moura, Rejane Maria Ribeiro-Teixeira e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 09/2015: 2011 |
v. 26, n. 1, 2015 |
Ensino de Eletricidade para a Educação de Jovens e Adultos Rodrigo Lapuente de Almeida e Sílvio Luiz de Souza Cunha Acessos desde 03/2015: 2583 |
Edições Anteriores (2005 - 2014)
v. 25, n. 6, 2014 |
Pequenos projetos de Física no ensino não formal Camilla Lima dos Reis e Maria Helena Steffani Acessos desde 03/2015: 1951 |
v. 25, n. 5, 2014 |
Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica na escola Adroaldo Carpes de Lara, Ives Solano Araujo e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 02/2015: 2183 |
v. 25, n. 4, 2014 |
Arduino para físicos: uma ferramenta prática para a aquisição de dados automáticos Rafael Frank de Rodrigues e Silvio Luiz Souza Cunha Acessos desde 01/2015: 1943 |
v. 25, n. 3, 2014 |
Abordagem de conceitos de Termodinâmica no Ensino Médio por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas Marcos Pradella e Marco Antonio Moreira Acessos desde 01/2015: 1613 |
v. 25, n. 2, 2014 |
Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no Ensino Médio Luis Galileu G. Tonelli Acessos desde 01/2015: 1105 |
v. 25, n. 1, 2014 |
Introdução ao uso de tecnologias no Ensino de Física Experimental dirigida a licenciandos de Física Leandro Paludo, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 10/2014: 1824 |
v. 24, n. 6, 2013 |
Aprendizagem significativa em mapas conceituais Marco Antonio Moreira Acessos desde 06/2014: 2415 |
v. 24, n. 5, 2013 |
fetch-> Glauco Cohen F. Pantoja e Victoria Elnecave Herscovitz Acessos desde 05/2013: 0 |
v. 24, n. 4, 2013 |
O uso de mapas e esquemas conceituais em sala de aula Angela Denise Eich Müller e Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 1538 |
v. 24, n. 3, 2013 |
A Física dos equipamentos utilizados em eletrotermofototerapia Alexandre Novicki Acessos desde 05/2014: 1414 |
v. 24, n. 2, 2013 |
Einstein e a Teoria da Relatividade Especial: uma abordagem histórica e introdutória Melina Silva de Lima Acessos desde 05/2013: 1844 |
v. 24, n. 1, 2013 |
Ensinando Física Térmica com um refrigerador Rodrigo Poglia e Maria Helena Steffani Acessos desde 05/2014: 2368 |
v. 23, n. 6, 2012 |
Inserção de conteúdos de Física Quântica no Ensino Médio através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Adriane Griebeler e Marco Antonio Moreira Acessos desde 08/2013: 2030 |
v. 23, n. 5, 2012 |
Física na cozinha Lairane Rekovvsky Acessos desde 08/2013: 3160 |
v. 23, n. 4, 2012 |
Ensinando Física através do radioamadorismo Gentil César Bruscato e Paulo Machado Mors Acessos desde 09/2013: 1640 |
v. 23, n. 3, 2012 |
Universo, Terra e Vida: aprendizagem por investigação Roberta Lima Moretti, Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Eliane Angela Veit Acessos desde 07/2014: 1603 |
v. 23, n. 2, 2012 |
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas UEPS Marco Antonio Moreira Acessos desde 03/2015: 1219 |
v. 23, n. 1, 2012 |
Situações-problema como motivação para o estudo de Física no 9o ano Terrimar I. Pasqualetto , Rejane M. Ribeiro-Teixeira e Marco Antonio Moreira Acessos desde 08/2013: 1896 |
v. 22, n. 6, 2011 |
Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje Lisiane Araujo Pinheiro, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Marco Antonio Moreira Acessos desde 08/2013: 2192 |
v. 22, n. 5, 2011 |
Introdução à Física das Radiações Rogério Fachel de Medeiros e Flávia Maria Teixeira dos Santos Acessos desde 05/2013: 1485 |
v. 22, n. 4, 2011 |
Visões epistemológicas contemporâneas: uma introdução Marco Antonio Moreira e Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 07/2014: 1582 |
v. 22, n. 3, 2011 |
Atividades colaborativas presenciais: um exemplo em Física Geral Marco Antonio Moreira, Ives Solano Araújo, Thaís Rafaela Hilger e Glauco Cohen Pantoja Acessos desde 06/2017: 613 |
v. 22, n. 2, 2011 |
O conceito de simetria na Física e no Ensino de Física Aires Vinícius Correia da Silveira e Marco Antonio Moreira, 2011 Acessos desde 11/2016: 1213 |
v. 22, n. 1, 2011 |
Breve introdução à Lei de Gauss para a Eletricidade e à Lei de Àmpere-Maxwell Ives Solano Araujo e Marco Antonio Moreira Acessos desde 10/2014: 2056 |
v. 21, n. 6, 2010 |
Introdução à modelagem científica Rafael Vasques Brandão, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit Acessos desde 08/2014: 1404 |
v. 21, n. 5, 2010 |
Energia: situações para a sala de aula 9o ano Márcia Frank de Rodrigues, Flávia Maria Teixeira dos Santos e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 05/2014: 1526 |
v. 21, n. 4, 2010 |
O movimento circular uniforme: uma proposta contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Wilson Leandro Krummenauer, Sayonara Salvador Cabral da Costa e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 05/2013: 1845 |
v. 21, n. 3, 2010 |
Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas e da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (2a Parte) Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro Acessos desde 05/2013: 2141 |
v. 21, n. 2, 2010 |
Aplicações do Eletromagnetismo, Óptica, Ondas e da Física Moderna e Contemporânea na Medicina (1a Parte) Mara Fernanda Parisoto e José Túlio Moro Acessos desde 05/2013: 2010 |
v. 21, n. 1, 2010 |
Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio Lizandra Botton Marion Morini, Eliane Angela Veit, Fernando Lang da Silveira Acessos desde 05/2013: 1420 |
v. 20, n. 6, 2009 |
Breve introdução à Fisica e ao Eletromagnetismo Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 2273 |
v. 20, n. 5, 2009 |
Física térmica Nelson R. L. Marques e Ives Solano Araujo Acessos desde 05/2013: 2509 |
v. 20, n. 4, 2009 |
Física no Ensino Fundamental: atividades lúdicas e jogos computadorizados Zilk M. Herzog e Maria Helena Steffani Acessos desde 05/2013: 1504 |
v. 20, n. 3, 2009 |
Mecânica dos fluidos: uma abordagem histórica Luciano Dernadin de Oliveira e Paulo Machado Mors Acessos desde 05/2013: 2050 |
v. 20, n. 2, 2009 |
Relatividade de Einstein em uma abordagem histórico-fenomenológica Felipe Damasio e Trieste Freire Ricci Acessos desde 05/2013: 1638 |
v. 20, n. 1, 2009 |
Uma visão histórica da Filosofia da Ciência com ênfase na Física Eduardo Alcides Peter e Paulo Machado Mors Acessos desde 05/2013: 1922 |
v. 19, n. 6, 2008 |
Uma alternativa para o ensino da Dinâmica no Ensino Médio a partir da resolução qualitativa de problemas Carla Simone Facchinello e Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 1789 |
v. 19, n. 5, 2008 |
Física Térmica: uma abordagem histórica e experimental Juleana Boeira Michelena e Paulo Machado Mors Acessos desde 05/2013: 1793 |
v. 19, n. 4, 2008 |
Sugestões ao professor de Física para abordar tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio Sabrina Soares, Iramaia Cabral de Paulo e Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 1665 |
v. 19, n. 3, 2008 |
Um curso introdutório à Astronomia para a formação inicial de professores de Ensino Fundamental, em nível médio Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Trieste Freire Ricci e Maria de Fátima Oliveira Saraiva Acessos desde 05/2013: 1896 |
v. 19, n. 2, 2008 |
Uma introdução ao processo da medição no Ensino Médio César Augusto Steffens, Eliane Angela Veit e Fernando Lang da Silveira Acessos desde 05/2013: 2016 |
v. 19, n. 1, 2008 |
Ensino de Física Térmica na escola de nível médio: aquisição automática de dados como elemento motivador de discussões conceituais Denise Borges Sias e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira Acessos desde 05/2013: 1526 |
v. 18, n. 6, 2007 |
Utilizando um forno de microondas e um disco rígido de computador como latoratório de Física Ivo Mai, Naira Maria Balzaretti e João Edgar Schmidt Acessos desde 05/2013: 1440 |
v. 18, n. 5, 2007 |
Material de apoio didático para o primeiro contato formal com Física: Fluidos Felipe Damasio e Maria Helena Steffani Acessos desde 05/2013: 1422 |
v. 18, n. 4, 2007 |
O Sistema Solar – Um Programa de Astronomia para o Ensino Médio Andréia Pessi Uhr Acessos desde 05/2013: 1768 |
v. 18, n. 3, 2007 |
A inserção de tópicos de Astronomia no estudo da Mecânica em uma abordagem epistemológica Érico Kemper Acessos desde 05/2013: 1439 |
v. 18, n. 2, 2007 |
Concepções alternativas em óptica Voltaire de Oliveira Almeida, Carolina Abs da Cruz e Paulo Azevedo Soave Acessos desde 05/2013: 2219 |
v. 18, n. 1, 2007 |
A Física na audição humana Laura Rita Rui Acessos desde 05/2013: 1700 |
v. 17, n. 6, 2006 |
Unidades didáticas para a formação de docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental Marcelo Araújo Machado e Fernanda Ostermann Acessos desde 05/2013: 1231 |
v. 17, n. 5, 2006 |
Inserção de Mecânica Quântica no Ensino Médio: uma proposta para professores Márcia Cândida Montano Webber e Trieste Freire Ricci Acessos desde 05/2013: 1522 |
v. 17, n. 4, 2006 |
Roteiros para atividades experimentais de Física para crianças de seis anos de idade Rita Margarete Grala Acessos desde 05/2013: 1355 |
v. 17, n. 3, 2006 |
Introdução ao conceito de energia Alessandro Bucussi Acessos desde 05/2013: 2545 |
v. 17, n. 2, 2006 |
A estratégia dos projetos didáticos no ensino de física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Karen Espindola e Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 1469 |
v. 17, n. 1, 2006 |
Circuitos elétricos: novas e velhas tecnologias como facilitadoras de uma aprendizagem significativa Maria Beatriz dos Santos Almeida Moraes e Rejane Maria Ribeiro-Teixeira Acessos desde 05/2013: 1568 |
v. 16, n. 6, 2005 |
Trabalhos trimestrais: pequenos projetos de pesquisa no ensino de Física Luiz André Mützenberg Acessos desde 05/2013: 1536 |
v. 16, n. 5, 2005 |
Relatividade: a passagem do enfoque galileano para a visão de Einstein Jeferson Fernando Wolff e Paulo Machado Mors Acessos desde 05/2013: 2057 |
v. 16, n. 4, 2005 |
Atividades de Ciências para a 8a série do Ensino Fundamental: Astronomia, luz e cores Alberto Antonio Mees, Cláudia Teresinha Jraige de Andrade e Maria Helena Steffani Acessos desde 05/2013: 2200 |
v. 16, n. 3, 2005 |
Epistemologias do Século XX Neusa Teresinha Massoni Acessos desde 05/2013: 2431 |
v. 16, n. 2, 2005 |
O microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física Lucia Forgiarini da Silva e Eliane Angela Veit Acessos desde 05/2013: 1203 |
v. 16, n. 1, 2005 |
Atividades experimentais de Física para crianças de 07 a 10 anos Carlos Schroeder Acessos desde 05/2013: 1488 |
Edições Anteriores (1990 - 2004)
n. 15, 2004 |
O quarto estado da matéria Luiz Fernando Ziebell Acessos desde 05/2013: 1692 |
n. 14, 2003 |
Uma introdução conceitual à Mecânica Quântica para professores do Ensino Médio Trieste Freire Ricci e Fernanda Ostermann Acessos desde 10/2014: 1336 |
n. 13, 2002 |
Introdução à Mecânica Quântica: notas de curso. Ileana Maria Greca e Victoria Elnecave Herscovitz Acessos desde 02/2014: 1735 |
n. 12, 2001 |
Partículas elementares e interações fundamentais Fernanda Ostermann Acessos desde 10/2014: 1517 |
n. 11, 2000 |
Teoria da relatividade especial Trieste Freire Ricci Acessos desde 10/2014: 1325 |
n. 10, 1999 |
Teorias construtivistas Marco Antonio Moreira e Fernanda Ostermann Acessos desde 10/2014: 1309 |
n. 9, 1998 |
Energia, entropia e irreversibilidade Marco Antonio Moreira Acessos desde 10/2014: 1543 |
n. 8, 1997 |
Supercondutividade – Uma proposta de inserção no Ensino Médio Fernanda Ostermann, Letície Mendonça Ferreira, Claudio de Holanda Cavalcanti Acessos desde 10/2014: 2177 |
n. 7, 1996 |
Diagramas V no Ensino de Física Marco Antonio Moreira Acessos desde 05/2013: 1198 |
n. 6, 1995 |
Física para Secundaristas – Eletromagnetismo e Óptica Rolando Axt e Virgínia Mello Alves Acessos desde 09/2014: 1309 |
n. 5, 1994 |
Física para Secundaristas – Fenômenos Mecânicos e Térmicos Rolando Axt e Virgínia Mello Alves Acessos desde 09/2014: 1411 |
n. 4, 1993 |
Um Laboratório de Física para Ensino Médio Rolando Axt e Magale Elisa Brückmann Acessos desde 09/2014: 1624 |
n. 3, 1992 |
Mapas Conceituais no Ensino de Física Marco Antonio Moreira Acessos desde 10/2014: 1412 |
n. 2, 1991 |
Radioatividade Magale Elisa Brückmann e Suzana Gomes Fries Acessos desde 08/2014: 1604 |
n. 1, 1990 |
Um programa de atividades sobre tópicos de Física para a 8a série do 1o grau Maria Helena Steffani e Vitor Hugo Guimarães Acessos desde 08/2014: 1263 |