UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE FÍSICA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR DE FÍSICA

Editores: Marco Antonio Moreira e Eliane Angela Veit

 

Apresentação

                   

A série Textos de Apoio ao Professor de Física foi criada em 1990, pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da UFRGS, como uma maneira de contribuir para a atualização e para a educação permanente de professores de Física em serviço na Educação Básica.

Inicialmente, os volumes eram anuais e cada um tinha uma unidade temática ou metodológica, ou seja, abordava um único tema ou uma única metodologia de ensino. Por exemplo, o terceiro, em 1992, foi sobre a metodologia dos Mapas Conceituais, uma estratégia instrucional hoje tão utilizada que dá origem a congressos internacionais. O último volume anual, publicado em 2004, foi sobre Plasma, o Quarto Estado da Matéria.

Mas eram outros tempos. Desde 2002, já havia no Instituto de Física uma pós-graduação específica em Ensino de Física ao nível de mestrado que alguns anos depois chegou ao doutorado. Com isso, a produção de textos de apoio dirigidos a professores de Física aumentou bastante e possibilitou que a série deixasse de ser anual e passasse a ser bimestral. A partir de 2005, cada volume passou a ter seis números, mas a proposta continuou a mesma, ou seja, proporcionar a professores de Física da Educação Básica textos de apoio sobre conteúdos de Física e estratégias de ensino para abordar esses conteúdos, inclusive envolvendo Física Moderna e Contemporânea e as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Como não poderia deixar de ser, volumes mais recentes começaram a ser disponibilizados eletronicamente na página do Instituto de Física da UFRGS e os volumes mais antigos foram digitalizados com a mesma finalidade. Os volumes publicados em papel até final de 2015 tem ISSN 1807-2763. Todos estão disponíveis também na forma eletronica e a quantidade de acessos é altamente satisfatória, recompensando plenamente o esforço dos editores para manter a série em andamento.

A novidade é que, a partir de 2016, seguindo a tendência atual das publicações acadêmicas, a série Textos de Apoio ao Professor de Física será publicada apenas eletronicamente. E esta é a razão desta nova apresentação da Série. A missão é a mesma apoiar o professor de Física da Educação Básica, mas acreditamos que esse apoio é, cada vez mais importante, dadas as dificuldades com que se deparam os professores de Física no momento atual em que as aulas são poucas, os conteúdos desatualizados e o mais importante é a preparação dos alunos para as provas. A série Textos de Apoio ao Professor de Física não pactua com isso e continuará fomentando a inserção de novos conteúdos de Física na Educação Básica e novas abordagens aos conteúdos clássicos.