SENSORES-Termistores(NTC)

   TERMISTORES NTC:     

( A ) - O que são os termistores?
( B ) - Exemplos de utilização de um termistor NTC.
( C ) - O experimento do resfriamento d'água.

(A) O que são os termistores?

- São dispositivos elétricos que têm a sua resistência elétrica alterada termicamente, isto é, apresentam um valor de resistência elétrica para cada temperatura absoluta.

- São muito usados para controlar / alterar a temperatura em dispositivos eletro-eletrônicos , como alarmes, termômetros, "relógios", circuítos eletrônicos de compensação térmica, dissipadores de calor, ar-condicionados, ...

- Existem dois tipos básicos de termistores: o termistor PTC (Positive Temperature Coeficient), que aumenta sensívelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura, e, o termistor NTC(Negative Temperature Coeficient), que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.

- O termistor não é polarizado eletricamente.




        


        

            

- O grande problema do termistor NTC, como sensor para a temperatura, é a sua calibração,isto é, a de estabelecer uma função entre resistência elétrica e temperatura. A a variação de sua resistência elétrica com a temperatura não é linear ( pode ser vista como uma função exponencial decrescente, conforme função aproximada R = Ro(To)exp[b(1/T - 1/To)] ).

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<





(B) Exemplos de utilização de um termistor NTC:

- Num Laboratóro Didático no Ensino de Física, um termistor NTC pode ser usado:

(l°) para indicar a temperatura interna de uma sala ou deum ambiente qualquer.

(2°) para indicar a temperatura atingida por uma amostra líquida, durante o seu aquecimento ou seu resfriamento lento( no ambiente )...

(3°) para disparar um sistema de aquecimento( aquários ) ou resfriamento( refrigeradores ).

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<




(C) O experimento do resfriamento d'água.


- Um experimento simples, utilizando um termistor NTC, é a determinação das temperaturas atingidas, em função do tempo decorrido, no resfriamento de uma pequena massa de água(100 mL), aquecida até 100 °C e depois deixada resfriar no ambiente.

- O termistor deve estar imerso no líquido( Veja foto ao lado! ) e os seus conectores devem estar bem isolados( usar tinta esmalte ou cola plástica para isolar).

- A conexão deve ser feita à placa de som do PC (na primera porta lógica, ou seja, através dos pinos 1 e 3 do conector DB15) pode ser vista em "Conexão Analógica".

- Veja em "Anexos/Anexos 4" os resultados da Coleta e Importação de Dados, deste experimento, nos softwares AqDados e Planilha Excel.

          

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<     >>>>> EXERCÍCIOS <<<<<<