SENSORES-Microfone

         MICROFONES:    


( A ) - O que são os microfones?
( B ) - Exemplos de utilização de um microfone.
( C ) - O experimento da bolinha de ping-pong.


(A) O que são os microfones?

- São dispositivos eletro-eletrônicos que servem para converter energia(sinal) sonora em energia(sinal) elétrica( transdutores sonoro-elétricos ).

- A foto ao lado mostra dois microfones de aparelhos de som comuns( com impedância próxima ou inferior a 600 ohms).

Microfone Dinâmico de Bobina Móvel
          
- Existem varios tipos de microfones no mercado, mas todos eles apresentam uma membrana flexível, chamada de diafragma. O diafragma entra em vibração ao receber as ondas sonoras, e esta vibração, por um processo específico, produz um um sinal elétrico, que posteriormente é amplificado e filtrado em aparelhos eletrônicos.
        
Microfones de eletreto
        
- Se a transformação do sinal sonoro em sinal elétrico:

(a) usar uma bobina fixa a uma membrana e um ímã, é chamado de "microfone dinâmico de bobina móvel" ( a indução eletromagnética gera a corrente elétrica ).

(b) usar um cristal piezoelétrico fixo a uma membrana, é chamado de "microfone piezoelétrico" (a deformação de um cristal gera a corrente elétrica).

(c) usar uma membrana metálica próxima a um eletreto( material de origem ferrosa que funciona como um condensador sempre polarizado ), é chamado de microfone de eletreto. São os mais usados hoje, em PCs, alarmes, interfones, pequenos transmissores,etc., porque são mais baratos, muito mais resistentes a choques e a umidade, tendo impedâncias próximas a 1200 ohms).
>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<



(B) Exemplos de utilização do Microfone:


- Num Laboratóro Didático no Ensino de Física:

(1°)- um único microfone pode ser usado para analisar o som recebido de uma fonte, em termos de altura,e/ou intensidade e/ou timbre.

(2°)- um único microfone pode ser usado para indicar oo instante em que ocorre o choque entre dois móveis que estão em movimento e em rota de colisão.

(3°)- um único microfone pode ser usado para indicar os instantes em que ocorrem os sucessivos choques de uma bolinha de ping-pong com uma superfície horizontal.

(4°)- dois microfones(stéreo), por exemplo, podem ser usados para determinar a velocidade do som no ar, ...


>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<




(C) O experimento da bolinha de ping-pong:


- Um experimento simples, usando um microfone de eletreto, envolve choques seguidos de uma mesma bolinha com uma superfície, abandonada de uma altura inferior a 1,0 m, onde os efeitos do ar quase são desprezíveis(em alturas superiores a 5,0 m, a bolinha atinge a velocidade limite de queda). Veja figura representativa abaixo.

       
- A determinação dos instantes de tempo em que ocorrem os choques pode ser feita de duas maneiras, se a conexão do microfone for feita:

(a) diretamente à placa de som do PC(microfone), devemos usar o software Spectrogram para colher os instantes de tempo em que ocorrem os choques.

(b) a uma das portas analógicas do joystick (por exemplo, a primeira porta analógica, através dos pinos 1 e 3 do conector DB15), devemos usar o software AqDados para colher os instantes de tempo em que ocorrem os choques. Melhores informações podem ser obtidas em "Conexão Analógica".

- Veja também, em Anexos/Anexo 2, os gráficos de coleta de dados deste experimento, usando os softwares AqDados e Spectrogram.


>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<     >>>>> EXERCÍCIOS <<<<<<