SENSORES-Fototransistores

FOTOTRANSISTOR



*O que são os fototransistores?

- São dispositivos feitos, normalmente, de silício semicondutor. Eles possuem duas junções semicondutoras, que tem a propriedade de variar a sua resistência elétrica em função da intensidade da luz nelas incidentes. Por isso são chamados de trans resistores( do inglês: transference resistor) fotoelétricos.

- São usados para acionar, dispositivos eletro-eletrônicos como controles-remotos, alarmes, trancas elétricas, portas, circuítos eletrônicos de partida, ...

       
       

             
- Com a ausência de luz e inversamente polarizadas, as junções não conduzem corrente elétrica( resistência elétrica"infinita"). Se incidirmos luz nestas junções, a sua resistência elétrica diminui muito, havendo condução intensa de corrente elétrica.

- Para acionar o fototransistor, isto é, para fazê-lo conduzir, é necessário incidir luz ou radiação infra-vermelha sobre ele, produzida por um Led(do inglês: light emissor diode), ligado em série com um resistor, aos pinos 5(terra) e 9(+5 V) do conector DB15 da placa de som, ou por uma lâmpada de lanterna, nos dois casos alimentados por uma bateria externa.

- O manuseio e soldagem do fototransistor devem ser cuidadosos, pois, o aquecimento excessivo e a inversão de seus conectores podem inutilizá-lo completamente, além da necessária polarização do fototransistor no circuíto.

- Pela necessidade de um conhecimento mais profundo de eletrônica e pelas razôes já expostas, não apresentaremos aplicações para o uso deste sensor, pois certamente se afastam das possibilidades de trabalho em uma escola de Ensino Fundamental e Médio.

>>>>>> VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA <<<<<<     >>>>> EXERCÍCIOS <<<<<<