Força Gravitacional

    Embora muito maior que a Lua, o Sol tem menor efeito sobre as marés, em virtude de sua distância à Terra ser muito grande. A elevação das águas, contudo, é muito mais acentuada quando os três corpos estão alinhados, o que é verificado duas vezes por mês: na Lua Cheia e Lua Nova. São as chamadas marés vivas. Quando o Sol, a Lua e a Terra estão dispostos em ângulo reto (sendo a Terra o vértice), a variação das marés  é menor. São as marés mortas.

Maré vista da Lua Maré vista da Terra

 

    Se admitirmos que o Sol e a Terra são corpos com distribuição esférica de massa, poderemos calcular o módulo da força gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra pela Lei da Gravitação Universal. 

    Onde G é a constante da Gravitação Universal, m é a massa da Terra e M é a massa do Sol e d é a distância entre a Terra e o Sol. Utilizando a segunda lei de Newton, podemos calcular a aceleração que a Terra sofre devido à ação gravitacional do Sol:

aTS = G.MS/(dTS)2

    A Lua exerce uma força gravitacional sobre a Terra, acelerando-a também. Assim, é fácil de se obter a aceleração que a Terra sofre por parte da Lua, bastando que, na equação da aceleração, a massa do Sol seja substituída pela da Lua e a distância Terra-Sol seja substituída pela distância Terra-Lua, onde teremos:

  aTL=GML/(dTL)2

    Desta forma, a aceleração que a Terra sofre divido ao campo gravitacional do Sol, não depende da massa da Terra. Sabendo que G = 6,67.10-11 N.m2/kg2, Ms = 1,99.1030 kg e dTS = 1,50.1011m , a equação fornece que a aceleração que a Terra sofre devido ao Sol possui o seguinte valor: 

aTS = 5,90 .10-3 m/s2

    Esta aceleração, apesar de muito pequena quando comparada às acelerações de corpos que caem próximos à superfície da Terra, é responsável por manter a Terra em sua Trajetória em torno do Sol. 

    Sabendo que ML= 7,36 .1022 kg e que a dTL= 3,82.108 m, pode-se determinar, um valor para a aceleração da Terra produzida pela Lua:

aTL=3,40.10-5 m/s2 

    A aceleração da Terra produzida pela Lua é quase 200 vezes menor do que a produzida pelo Sol. Ou seja, a força gravitacional do Sol sobre a Terra é quase 200 vezes maior do que a da Lua. 

Voltar