Condições de Eclipses


Inclinação da órbita da Lua em relação à do Sol

Se o plano da órbita da Lua estivesse contido no plano da órbita do Sol, ocorreria um eclipse do Sol a cada Lua nova e um eclipse da Lua a cada Lua cheia. No entanto como a órbita lunar faz um ângulo de 5,2 graus em relação ao plano da eclíptica (plano que contém a orbita do Sol), a Lua cheia passa em geral por cima ou por baixo da sombra da Terra. De modo análogo, a Lua nova encontra-se ora acima ora abaixo do plano da eclíptica.

Nodos

Os eclipses só serão possíveis quando os dois astros estiverem próximos ao ponto em que a órbita lunar intercepta a eclíptica em dois pontos opostos, denominados nodos- que são as intersecções do plano da órbita da Terra com o plano da órbita lunar. Os nos são: ascendente, N, no qual a Lua atravessa a eclíptica do Sul para o Norte e o outro descendente, n no qual a Lua atravessa a eclíptica do Norte para o Sul.

O plano da órbita da Lua está inclinado 5,2° em relação ao plano da órbita da Terra. Portanto, só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Lua Nova, e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra. Como o Sol atravessa um nodo a cada seis meses, as ocasiões mais favoráveis ocorrem de seis em seis meses. Os eclipses sejam eles do Sol ou da Lua, só ocorrem nas vizinhanças dos nodos .

eclipsesol2.jpg
O plano da órbita da Lua em torno da Terra não é o mesmo plano que o da órbita da Terra em torno do Sol.

Entre dois e sete eclipses ocorrem anualmente. Usualmente eclipses ocorrem em conjuntos de 1 a 3, separados por 173 dias [(1 ano - 20 dias)/2]. Em um conjunto, ou só ocorre um eclipse solar, ou uma sucessão de eclipse solar, lunar e solar novamente. Em um ano, 2 ou 3 destes conjuntos ocorrem.

O Sol e o nodo ascendente ou descendente da Lua estão na mesma direção uma vez cada 346,62 dias. Dezenove de tais períodos (=6585,78 dias = 18 anos 11 dias)é denominado de Saros .A cada ciclo de Saros a configuração Sol-Lua e os eclipses se repetem na mesma ordem O ciclo de Saros, que significa repetição em grego,e já era conhecido pelos antigos Babilônios.

Página Inicial