Os fenômenos magnéticos tem origem em observações feitas pelos gregos em uma cidade chamada Magnésia. Nesta cidade existia um tipo de pedra que atraia pedaços de ferro.
O estudo deste tipo de fenômeno denomina-se magnestismo.


Ímã Natural: é um fóssil magnético, pois suas características ferromagnéticas se originaram naturalmente durante milhões de anos através do resfriamento das rochas de ateriais ferromagnéticos.

Ímã Artificial: são materiais ferromagnéticos qu através de processos de imantação tornam-se ímãs, podendo serem ímãs permanentes ou temporários.

Os ímãs apresentam dois polos distintos: polo norte e polo sul.

Entre pólos iguais a força magnética que existe é de repulsão e entre polos distintos a força que existe é de atração.

 


Entre partículas carragadas existem forças de origem elétrica, quando consideramos o movimento relativo mútuo, vemos que além da força elétrica, existe força magnética.
Tanto as forças elétricas como as magnéticas são manifestações diferentes do mesmo fenômeno: o eletromagnestismo.

 

 


Quando colocamos limalhas de ferro na presença de um ímã, podemos verificar que elas adquirem uma configuração em linhas, essas linhas chamam-se linhas de indução do campo magnético, e nos permitem visualizar a região onde existe um campo magnético.

Podemos ver várias configurações para as linhas de indução do campo magnético:

Quando suspende-se um ímã em barra por um barbante, verifica-se que ele toma sempre a mesma orientação norte-sul. Foi através desta observação que os cientistas a partir do século XVII concluiram que a Terra tem o comportamento de um ímã.
Analisando a Terra como um grande ímã constata-se que seu Polo Norte (geográfico) está bem próximo do polo sul magnético e seu Polo Sul (geográfico) está bem próximo do seu polo norte magnético.

  Testes seus conhecimentos.

   Questões de múltipla escolha
   Cruzadinha