UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL  

                           INSTITUTO DE FÍSICA 

                                    MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA - NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA I

                          LAURA RITA RUI

                                                                                                                                      

A INFLUÊNCIA DO AR NOS MOVIMENTOS      

 

       Sempre que um objeto  se move através de um fluido, experimenta alguma resistência ao seu movimento. 

       A aerodinâmica é o estudo do comportamento dos objetos sujeitos à força de resistência do ar.

       Em muitos casos, a aerodinâmica é imprescindível  ...       

 

 


                          


 

A teoria por trás do fenômeno

          

O gavião, ao avistar uma presa no solo, fecha as asas e inclina o corpo, a fim de ganhar velocidade vencendo melhor a resistência do ar.

O pára-quedista é desacelerado quando abre seu pára-quedas, por causa da força de resistência do ar que age sobre o pára-quedas.

O ciclista, numa competição de velocidade, raspa os pêlos dos braços e pernas e usa um capacete em forma de gota.

       O ar é um fluido que nos envolve e oferece resistência aos movimentos. Essa resistência é   uma força que diminui a velocidade dos corpos, tanto em movimento vertical quanto horizontal.

       Podemos relacionar todos os fatores que influenciam na aerodinâmica de um objeto, veja a equação1 abaixo:

        

A resistência do ar ao movimento surge pela colisão das moléculas que compõem o fluido. Portanto, a força de resistência vai depender da massa das moléculas que se chocam com o objeto, essa dependência é expressa pela densidade do ar r .

              Na equação, o formato dos objetos é caracterizado por Cx, que indica o coeficiente de arrasto aerodinâmico. A rugosidade da superfície do objeto também influencia no arrasto aerodinâmico. Quanto menor for Cx, melhor a aerodinâmica do objeto. 

                  A tabela2 abaixo mostra alguns objetos e seus respectivos coeficientes de arrasto. 

Atenção: estes são apenas valores médios de referência. O valor de Cx pode variar bastante devido a pequenas alterações no formato.

Formato

Descrição

Cx
  Formato  Descrição

 Cx

Formato mais aerodinâmico

 0,08
 

Caminhão

  0,90

Carro esporte

0,25
 

Ciclista em competição

  0,90

 

Semi-esfera
face plana atrás

0,38

 

 Cubo

 1,05

 

Carros de passeio

0,40

 

 Placa quadrada

 1,2

 

Esfera

0,47

 

Semi-esfera
face plana frontal

 1,42

Ônibus

0,70

 

 Motociclista

 1,8

 

Cilindro vertical

 0,90

 
 Secção em C

 2,3
 

     Verificamos que quanto menor a área de contato do corpo com o ar, maior a velocidade que o objeto atingirá. A área A de contato é a maior área de secção transversal do corpo em contato com o ar (maior área perpendicular à direção em que o corpo sem movimenta).

Compare as linhas de corrente (comportamento do ar ao contornar o corpo em movimento) dos os objetos abaixo3 , e compare com os valores dos seus coeficientes de arrasto da tabela acima.

 

              A indústria automobilistica também  baseia-se na forma da gota para construir carros cada vez mais aerodinâmicos.

                                  

 

                          O que chamamos de gota é a forma da água ao atingir uma determinada velocidade, durante o movimento de queda. 

             Costumamos chamar de queda livre o movimento dos corpos abandonados de uma altura qualquer. O termo livre diz respeito à ausência da resistência do ar. Se não existisse a resistência do ar, a forma da água não seria a de uma gota ao cair.    

             À medida que a gota de água cai, tanto a velocidade quanto a resistência aumentam, até que esta última fica igual ao peso da gota. Quando isso acontece, ela alcançou a velocidade limite.

             "Um esporte que utiliza o conceito de velocidade limite é o pára-quedismo. Quando salta de um avião, o pára-quedista cai com aceleração decrescente aproximando-se de uma velocidade limite de cerca de 320 km/h. No entanto, os pára-quedistas são capazes de aumentar ou diminuir os efeitos da resistência do ar mudando a orientação e a forma efetiva dos seus corpos. Quando o corpo está totalmente horizontal, com os braços e pernas estendidos, a resistência do ar é máxima e portanto, a velocidade limite é a menor possível." 

( Peter J. Brancazio - Professor de Física da Universidade de Nova York).

                Veja a simulação4 da queda de um pára-quedista:

 

                                              

 

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Referências (e para saber mais)

1 e 2 _ www.scite.pro.br

3 - www.expoente.com.br/trabalunos/hppessoa/aerodi/principios.html

4www.isa.utl.pt/der/Fisica/Resistencia_ar.html