II ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA - RS
Porto Alegre, Instituto de Física, UFRGS
13 a 15 de setembro de 2007
Pôsteresi
|
AUTOR(ES) |
TÍTULO |
1 |
Luciano Denardin de Oliveira Paulo Machado Mors |
A ABORDAGEM HISTÓRICA DA MECÂNICA DOS FLUIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
2 |
Luciano Denardin de Oliveira |
RECONSTRUINDO EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NO ENSINO MÉDIO: O BARÔMETRO DE ÁGUA DE GASPARO BERTI |
3 |
Scheila Vicenzi Silvio L. S. Cunha Helena Libardi |
ENSINANDO DIFRAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
4 |
Elisângela Brauner Paulo Roberto Magnago |
INTEGRAÇÃO TEORIA-EXPERIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
5 |
Jeferson Fernando de Souza Wolff |
SOFTWARES LIVRES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA REGIÃO CARBONÍFERA |
6 |
Joecir Palandi Dartanhan Baldez Figueiredo Silvana Maldaner Carla Moraes |
MAPA CONCEITUAL DE ENERGIA |
7 |
Filipe Cantelli Kroeff |
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ESTUDO DE OPTICA NO E NSINO MÉDIO |
8 |
Tadiane Rodrigues |
AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA DISCIPLINA DE FÍSICA: INTERAÇÕES E INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NESSE PROCESSO DE INCLUSÃO |
9 |
Giovane Irribarem de Mello |
PRODUZINDO ONDAS TRANSVERSAIS EM CORDAS DE NYLON |
10 |
Joecir Palandi Dartanhan Baldez Figueiredo Darla Vanessa Fortunato Danusa do Carmo Lucas Ramos Vieira |
CINEMÁTICA INTEGRANDO TEORIA E EXPERIMENTO |
11 |
Alexandre Braga D'Avila Henriette Righi |
PROGRAMA “ABC
NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – MÃO NA
MASSA” |
12 |
Claodomir Antonio Martinazzo |
SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS VIA PORTA PARALELA PARA ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO |
13 |
Scheila Vicenzi Sílvio L. S. Cunha |
MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA DIFRAÇÃO E DA INTERFERÊNCIA |
14 |
Ariane Braga Oliveira Jesuína Lopes de Almeida Pacca José Luciano Miranda Duarte |
O USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA COGNITIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPELHOS ESFÉRICOS |
15 |
Franciela Scariot Orsatto Tadeu Clair Fagundes de Souza |
O SISTEMA ELÉTRICO CARDÍACO HUMANO – A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
16 |
Jader da Silva Neto Fernanda Ostermann Sandra Denise Prado |
UMA ABORDAGEM DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA MÉDICA |
17 |
Jéferson Norberto Marinho Mendes Karine Magnago Marcio Martins |
O USO DO MAPLE NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA: ORBITAIS ATÔMICOS E MOLECULARES |
18 |
Aline Picoli Sonza Solange Binotto Fagan |
UMA INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO |
19 |
Harnye Del Nero Solange Binoto Fagan |
ESTUDO DE OSCILAÇÕES E ONDAS POR MEIO DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BASEADO NO USO DO COMPUTADOR |
20 |
Vanessa Salete Bícigo Viviane Fátima Lima do Prado |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS COMBINANDO A ESTRATÉGIA DA EXPERIMENTAÇÃO COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
21 |
Thiago de Lima Ferreira Rosilane de Oliveira Bahiense Frederico Alan de Oliveira Cruz |
IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
22 |
Thiago de Lima Ferreira Frederico Alan de Oliveira Cruz Bruno Areal de Santana |
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO |
23 |
Rodrigo Cristaldo de Oliveira Sayonara Salvador Cabral da Costa |
ENSINANDO FÍSICA A PARTIR DA DISCUSSÃO DE ERROS CONCEITUAIS PRESENTES EM FIMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA |
24 |
Ana Marli Bulegon |
AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES |
25 |
Aires Vinícius Correia da Silveira |
INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE SIMETRIA NA FÍSICA COM ALUNOS DE DIFERENTES ETAPAS DE ENSINO |
26 |
Andréia Pessi Uhr Maria de Fátima Oliveira Saraiva |
O SISTEMA SOLAR – UM PROGRAMA DE FÍSICA E ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO |
27 |
João Alberto da Silva Fabio Dias da Silva Júnior Saccon Frezza Luciano Pereira Luduvico |
A INFLUÊNCIA DO PROJETO OFICINAS DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
28 |
Sérgio Mascarenhas Oliveira Felipe Castilho de Souza |
QUEDA LIVRE E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA, REVIVENDO UMA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM VIVÊNCIA EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS |
29 |
Carmes Ana da Rosa Batistella Rejane Maria Ribeiro Teixeira |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES DE ÓTICA EXPLORADAS COM DIAGRAMAS ADAPTADOS DO VÊ DE GOWIN |
30 |
Adriana Marques Toigo |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE TÓPICOS DE BIOMECÂNICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
31 |
Rodrigo Cristaldo de Oliveira Sayonara Salvador Cabral da Costa |
ENSINANDO FÍSICA A PARTIR DA DISCUSSÃO DE ERROS CONCEITUAIS PRESENTES EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA |
32 |
Alberto Pessoa da Costa Gilberdo Orengo Luis Fernando Gastaldo |
O FEEDBACK PROCESSUAL: FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA |
33 |
Ana Marli Bulegon |
AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES |
34 |
Elóa Muxfeldt Karen Espíndola Daniela Fermi Joice Elisa Castro |
UTILIZANDO A CÂMARA ESCURA PARA ENSINAR BIOLOGIA E FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
35 |
André Ferreira Novaes de Almeida Cleci Werner da Rosa |
DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE DE PLANCK |
iOs pôsteres deverão ser afixados no dia 13/09/2007 no saguão do prédio F e ficarão expostos durante todo o evento.