II ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA - RS

Porto Alegre, Instituto de Física, UFRGS

13 a 15 de setembro de 2007 

 

Pôsteresi

 


AUTOR(ES)

TÍTULO

1

Luciano Denardin de Oliveira

Paulo Machado Mors

A ABORDAGEM HISTÓRICA DA MECÂNICA DOS FLUIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

2

Luciano Denardin de Oliveira

RECONSTRUINDO EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NO ENSINO MÉDIO: O BARÔMETRO DE ÁGUA DE GASPARO BERTI

3

Scheila Vicenzi

Silvio L. S. Cunha

Helena Libardi

ENSINANDO DIFRAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

4

Elisângela Brauner

Paulo Roberto Magnago

INTEGRAÇÃO TEORIA-EXPERIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

5

Jeferson Fernando de Souza Wolff

SOFTWARES LIVRES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA REGIÃO CARBONÍFERA

6

Joecir Palandi

Dartanhan Baldez Figueiredo

Silvana Maldaner

Carla Moraes

MAPA CONCEITUAL DE ENERGIA

7

Filipe Cantelli Kroeff

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ESTUDO DE OPTICA NO E NSINO MÉDIO

8

Tadiane Rodrigues

AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA DISCIPLINA DE FÍSICA: INTERAÇÕES E INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NESSE PROCESSO DE INCLUSÃO

9

Giovane Irribarem de Mello

PRODUZINDO ONDAS TRANSVERSAIS EM CORDAS DE NYLON

10

Joecir Palandi

Dartanhan Baldez Figueiredo

Darla Vanessa Fortunato

Danusa do Carmo

Lucas Ramos Vieira

CINEMÁTICA INTEGRANDO TEORIA E EXPERIMENTO

11

Alexandre Braga D'Avila

Henriette Righi

PROGRAMA “ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – MÃO NA MASSA”
NA ESTAÇÃO CIÊNCIA / USP

12

Claodomir Antonio Martinazzo

SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS VIA PORTA PARALELA PARA ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

13

Scheila Vicenzi

Sílvio L. S. Cunha

MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DA DIFRAÇÃO E DA INTERFERÊNCIA

14

Ariane Braga Oliveira

Jesuína Lopes de Almeida Pacca

José Luciano Miranda Duarte

O USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA COGNITIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPELHOS ESFÉRICOS

15

Franciela Scariot Orsatto

Tadeu Clair Fagundes de Souza

O SISTEMA ELÉTRICO CARDÍACO HUMANO – A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

16

Jader da Silva Neto

Fernanda Ostermann

Sandra Denise Prado

UMA ABORDAGEM DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA MÉDICA

17

Jéferson Norberto Marinho Mendes

Karine Magnago

Marcio Martins

O USO DO MAPLE NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA: ORBITAIS ATÔMICOS E MOLECULARES

18

Aline Picoli Sonza

Solange Binotto Fagan

UMA INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

19

Harnye Del Nero

Solange Binoto Fagan

ESTUDO DE OSCILAÇÕES E ONDAS POR MEIO DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS BASEADO NO USO DO COMPUTADOR

20

Vanessa Salete Bícigo

Viviane Fátima Lima do Prado

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS COMBINANDO A ESTRATÉGIA DA EXPERIMENTAÇÃO COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

21

Thiago de Lima Ferreira

Rosilane de Oliveira Bahiense

Frederico Alan de Oliveira Cruz

IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

22

Thiago de Lima Ferreira

Frederico Alan de Oliveira Cruz

Bruno Areal de Santana

DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

23

Rodrigo Cristaldo de Oliveira

Sayonara Salvador Cabral da Costa

ENSINANDO FÍSICA A PARTIR DA DISCUSSÃO DE ERROS CONCEITUAIS PRESENTES EM FIMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

24

Ana Marli Bulegon

AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES

25

Aires Vinícius Correia da Silveira

INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE SIMETRIA NA FÍSICA COM ALUNOS DE DIFERENTES ETAPAS DE ENSINO

26

Andréia Pessi Uhr

Maria de Fátima Oliveira Saraiva

O SISTEMA SOLAR – UM PROGRAMA DE FÍSICA E ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO

27

João Alberto da Silva

Fabio Dias da Silva

Júnior Saccon Frezza

Luciano Pereira Luduvico

A INFLUÊNCIA DO PROJETO OFICINAS DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

28

Sérgio Mascarenhas Oliveira

Felipe Castilho de Souza

QUEDA LIVRE E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA, REVIVENDO UMA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA EM VIVÊNCIA EDUCACIONAL E NOVAS TECNOLOGIAS

29

Carmes Ana da Rosa Batistella

Rejane Maria Ribeiro Teixeira

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ATIVIDADES DE ÓTICA EXPLORADAS COM DIAGRAMAS ADAPTADOS DO VÊ DE GOWIN

30

Adriana Marques Toigo

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE TÓPICOS DE BIOMECÂNICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

31

Rodrigo Cristaldo de Oliveira

Sayonara Salvador Cabral da Costa

ENSINANDO FÍSICA A PARTIR DA DISCUSSÃO DE ERROS CONCEITUAIS PRESENTES EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

32

Alberto Pessoa da Costa

Gilberdo Orengo

Luis Fernando Gastaldo

O FEEDBACK PROCESSUAL: FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA

33

Ana Marli Bulegon

AULAS DE FÍSICA A PARTIR DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES

34

Elóa Muxfeldt

Karen Espíndola

Daniela Fermi

Joice Elisa Castro

UTILIZANDO A CÂMARA ESCURA PARA ENSINAR BIOLOGIA E FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

35

André Ferreira Novaes de Almeida

Cleci Werner da Rosa

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE DE PLANCK

 

iOs pôsteres deverão ser afixados no dia 13/09/2007 no saguão do prédio F e ficarão expostos durante todo o evento.