Lista de resumos expandidos aceitos no IX EEEFis-RS (N = 33)
A CONSTRUÇÃO DE UM TELEJORNAL COMO METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO ELETROMAGNETISMO
Luciano de Azedias Marins

A CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO FOCAL PARA O MELHORAMENTO DO GERENCIAMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
Cícero Gularte Scaglioni
Pedro Fernando Teixeira Dorneles
Rosana Cavalcanti Maia Santos

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM PROJETO ACERCA DO GRANDE DEBATE
Maykon Jeferson Pereira Antunes
Felipe Damasio
Danielle Amanda Raimundo da Silva

A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS SUAS UNIDADES TEMÁTICAS
Lucas Carvalho Pacheco
Laíza Sturza Loy
Cristiane Muenchen

ÁLBUM DE FIGURINHAS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO DA FÍSICA NO ENSINO BÁSICO
Larissa Cruz de Moura
Mairon Melo Machado

ANÁLISE DAS ATIVIDADES SOBRE AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES DA BDTD
Daniel de Jesus Melo dos Santos
Caetano Castro Roso

ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS POR PÓS-GRADUANDOS DE UMA UNIVERSIDADE GAÚCHA SOBRE O TEMA GRANDEZAS E MEDIDAS
Sabrina Elias
Maria Cecília Pereira Santarosa
Willian Damin

ASTRONOMIA JURUÁ PARA COMUNIDADES INDÍGENAS: VIVÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE COLABORAÇÕES COM A ESCOLA INDÍGENA NHAMANDU NHEMOPUÃ
Igor Dalbosco Lovison
Alexsandro Pereira de Pereira
Daniela Borges Pavani

CAMINHOS DA ILUMINAÇÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA E FÍSICA EM SALA DE AULA
Carina Ferraz Marcos

CEPF: UM MOVIMENTO DE AUTO-FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
Luiz Felipe de Moura da Rosa
Henrique Fortuna Duarte

CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA PARA APRENDER FÍSICA E VULNERABILIDADE SOCIAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA ESTUDO QUANTITATIVO
Pedro Peuckert Kamphorst Leal da Silva
Valéria Silva Dias

DE VOLTA AO PASSADO: O CENTENÁRIO DA TEORIA DO BIG BANG NAS AULAS DE FÍSICA
Guilherme Emerim Nunes
Júlia Bogo Anastacio
Júlia Anacleto
Laiane Mascarello Coutinho

DELINEAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE QUANTO A: BNCC E A STEM EDUCATION PRESENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Rafael Piovesan Pistoia
Solange Binotto Fagan

DISCUSSÕES CONTEXTUAIS SOBRE A TABELA PERIÓDICA: A RELEVÂNCIA DA ANÁLISE DO CONCEITO DE ELEMENTO
Cristina Spolti Lorenzetti
Anabel Cardoso Raicik
Luiz O. Q. Peduzzi

ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA
Juliele Alves Rodrigues
Thiago Nunes Cestari
Larissa Cruz de Moura

EXPERIMENTOS MENTAIS E TESTEMUNHO VIRTUAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Juarez DalAcqua Junior

FRAGILIDADES DO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Luana Gonçalves Amaral
Larissa Moreira de Oliveira Larissa Moreira de Oliveira
Juan Gomes Cardozo
Janaína Viário Carneiro
Franciele Braz de Oliveira Coelho
Maria Alice Acosta Moreira

INVESTIGAÇÃO INICIAL PARA O ESTUDO DA REALIDADE EM UMA ESCOLA BÁSICA: UM OLHAR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Daniel Ferreira Gomes
Lucas Henrique Bubanz
Thalia Luisa Goldschmidt
Willian Lopes de Bastos
Aline Gonçalves
Cristiane Muenchen

INVESTIGANDO O ENSINO DE FÍSICA COM ATIVIDADE DO ESCOTISMO: CORRIDA DE BIGA
Rafael Piovesan Pistoia

O ESTUDO DAS LEIS DE NEWTON MEDIADO PELO USO DAS FERRAMENTAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Larissa Moreira de Oliveira
Juan Gomes Cardozo
Luana Gonçalves Amaral
Janaína Viário Carneiro
Franciele Braz de Oliveira Coelho
Vera Lucia Gonçalves de Barros Machado

O MALABARISMO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA EM PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Matheus Daniel Koren
Valmir Heckler

O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES DAS PRINCIPAIS FEIRAS DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
Camila Brito Collares da Silva
Neusa Teresinha Massoni

OCEANOGRAFIA COMO OBJETO DE ESTUDO NO ENSINO DE FÍSICA
Kellen Muradás

POTENCIALIZANDO O ENSINO DE FÍSICA: BREVE REVISÃO SOBRE ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM OBSERVATÓRIOS ASTRONÔMICOS DO BRASIL
Matheus Daniel Koren
Valmir Heckler

PROBLEM-BASED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Bruno Prates da Silva
Muryel Pyetro Vidmar
Dioni Paulo Pastorio

REFLEXÕES DE INTEGRANTES DO GEPECID SOBRE A PRÁTICA NO PIBID ALICERÇADA NOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
Daniel Ferreira Gomes
Laíza Sturza Loy
Lucas Brondani Brandão
Cristiane Muenchen

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM MONITORIA DE FÍSICA
Lucas Soares Prates
Luiz Felipe de Moura da Rosa

SALA TEMÁTICA DE ASTRONOMIA – LEVANDO CONHECIMENTOS DO SISTEMA SOLAR PARA ALUNOS DO INTERIOR DE SÃO BORJA
Mairon Melo Machado
Larissa Cruz de Moura
Rithiele dos Santos Ferreira
Juliele Alves Rodrigues

TEMAS DE FÍSICA MODERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO EM ANAIS DE EVENTOS NACIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA
Maria Derlandia de Araújo Januário
Neusa Teresinha Massoni

TORNEIO ELETROBRUXO: MAGIA, PARTÍCULAS E VARINHAS
Gustavo Medeiros da Silva
Marina Santana Mathias
Thiago Nunes Cestari

UM ARRANJO ENTRE CIÊNCIA E ARTE: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA MÚSICA ARTICULADA AO ENSINO DE ACÚSTICA E ONDULATÓRIA
Júlia Daiza Kayser
Fernando Kokubun
Patrícia Ignácio

UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Lucas Dellinghausen Saccol
Dioni Paulo Pastorio

UTILZAÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PARA TRABALHAR A UNIDADE TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marco Aurélio Torres Rodrigues
Amália Josiane Weber Rodrigues