Lista de resumos aceitos no IX EEEFis-RS (N = 27)
A FÍSICA DO OLHO HUMANO: ENSINO DE DISTÚRBIOS VISUAIS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Letícia Tonolli Alano
Cândida Cristina Klein

A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO DE FÍSICA : UMA UEPS COMO PROPOSTA PARA TRABALHAR A DEFASAGEM DO TEMPO
Rosicler Rodrigues Vieira
Isabel Krey Garcia

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE WEBSITE NO ESTUDO DE ACÚSTICA COMO RECURSO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO
Adrian Luiz Rizzo
Terrimar Ignácio Pasqualetto
Karen Cavalcanti Tauceda

CLUBE DE ASTRONOMIA NOTRE DAME: RELATO DA CONTRUÇÃO DE UMA LUNETA DE BAIXO CUSTO
Cássia de Andrade Gomes Ribeiro
Gian Lucca Calliari
Luiz Marcelo Darroz

CONCEPÇÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA EM LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA
Natália Rampelotto Santi
Luciana Bagolin Zambon

CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO PORTÁTIL DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE ALAGOAS
Robenilson Ferreira dos Santos
Felipe Alexandre Medeiros de Freitas
Alexandre da Silva
Anderson Gonçalves da Silva
Ana Paula da Silva
Eli da Silva Alves
Jorge da Conceição dos Santos
Leandro José da Silva
Maria Larisse Lima Lisboa
Yasmim Lorrayny Campos Silva

DESVENDANDO CONCEITOS DE TERMOLOGIA: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL.
Juliana de Fraga Cortinove
Terrimar Ignácio Pasqualetto
Aline Cristiane Pan

ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE: A MODELAGEM DIDÁTICO-CIENTÍFICA COMO UMA ALTERNATIVA
Derek Carvalho Menezes da Silva
Eliane Angela Veit
Ives Solano Araujo

ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: POTENCIALIDADES A PARTIR DA MEMÓRIA BIOCULTURAL
Saul Benhur Schirmer
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin

ENSINO DE TERMOLOGIA NA MODALIDADE EJA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS, ESTUDOS DE CASO E EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
Denise Daiane Ostroski Prietto
Aline Cristiane Pan

ESTRUTURAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENERGIA NUCLEAR NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO DE FÍSICA
Mauricio José Testa
Dioni Paulo Pastorio
Isabel Krey Garcia
Muryel Pyetro Vidmar

ESTUDO FÓSSIL E TDIC: PROPOSTA DE UEPS SOBRE DATAÇÃO RADIOATIVA
Cassia Lutiane Moraes Goulart
Isabel Krey Garcia

EVOLUIR É NECESSÁRIO: A EDUCAÇÃO STEM NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Rafael Piovesan Pistoia
Solange Binotto Fagan

LIXEIRA INTELIGENTE UTILIZANDO ARDUINO E SENSORES ELETROMAGNÉTICOS PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Marivane de Oliveira Biazus; Alisson Cristian Giacomelli; Patrícia Boeira Ferretto

MONITORIAS TEÓRICAS-EXPERIMENTAIS DE FÍSICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Daniel Santos Souza
Monique Rübenich Nascimento
Luiz Fernando da Silva
Josué Neroti Rigue
Diogo Pauletti
Lucas Alves Lamberti
Rafael Domingues Della Pace
Fábio Beck

MONOCÓRDIO DE PITÁGORAS: A FÍSICA EM RÍTMO COM A MÚSICA
Juliana Stallbaum Ruziski
Alisson Cristian Giacomelli

O ENSINO DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO CONSIDERANDO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Carlos Alberto De Freitas Leite Junior
Aline Cristiane Pan

OPEN ROCKET E TINKERCAD: USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA MANUTENÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS APLICAÇÕES NO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS.
Marina Sanfelice Valenzuela

OS 20 ANOS DA LEI 10.649/03 E O ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Gustavo Medeiros da Silva
Dioni Paulo Pastorio

PIBID FÍSICA UFSM: UM OLHAR PARA O ESTUDO DA REALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA MARIA/RS
Lucas Brondani Brandão
Cristiane Muenchen
Paola Jardim Cauduro

PLANETÁRIO UNIVATES: ESPAÇOS FORMAIS, NÃO FORMAIS E VIRTUAIS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Andréia Spessatto De Maman
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Gabriela Mezacasa Delazeri
Gustavo Becci

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E ARTES PARA O ENSINO DAS CORES
Patrícia Boeira Ferretto
Alisson Cristian Giacomelli
Marivane de Oliveira Biazus

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE QUANTIDADE DE MOVIMENTO: DA DISCUSSÃO SOBRE VISIBILIDADE DE GÊNERO A CONDUÇÃO DE UM EXPERIMENTO
Paula Rolin Schmitz
Aline Cristiane Pan
Terrimar Ignácio Pasqualetto

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A QUEDA NA PROCURA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFRGS
Lucas Soares Prates
Klaus Hillig
Matheus Monteiro Nascimento

USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DO PHET COM ENFOQUE NA MODELAGEM DIDÁTICO-CIENTÍFICA
Luan Zaleski Pinto
Ives Solano Araujo
Eliane Angela Veit

WORLD PENDULUM ALLIANCE: COLETANDO DADOS DE PÊNDULOS AO REDOR DO MUNDO NA TELA DO SEU CELULAR
Ingrid Weber Calsing
Leonardo Albuquerque Heidemann
Cristiano Krug

“COMO EXPLICAR O CONTEÚDO DE LENTES E ESPELHOS PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL?”: O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES
Thiago Flores Magoga