A CIÊNCIA DE DONNA STRICKLAND E O PRÊMIO NOBEL: PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINO DE FÍSICA DOS LASERS
Larissa do Nascimento Pires
|
|
|
A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL
A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO: O CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE SOBRAL E A SUBVERSÃO DO PARADIGMA
Cristina Spolti Lorenzetti
|
|
|
A MOTIVAÇÃO DO ALUNO E O CONCEITO DE SER MAIS: UM ESTUDO PRELIMINAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Pedro Peuckert Kamphorst Leal da Silva
|
|
|
Ana Cláudia Wrasse Salazart
|
|
|
A PROFICIÊNCIA CIENTÍFICA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO AO UTILIZAR A FÍSICA PARA INTERPRETAR O COTIDIANO DO TRÂNSITO
A UTILIZAÇÃO DE FENÔMENOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA EM SALA DE AULA: UM RELATO SOBRE A SONOLUMINESCÊNCIA
Agostinho Serrano de Andrade Neto
|
|
|
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE CALOR EM UMA OBRA APROVADA PELO PNLD 2018
Deiviti Gustavo Moreira de Candia
|
|
|
ANÁLISE DE UMA AULA TRADICIONAL DE FÍSICA ATRAVÉS DA ABORDAGEM WOMENS WAY OF KNOWING
Alexsandro Pereira de Pereira
|
|
|
ANÁLISE SOBRE UMA ATIVIDADE BASEADA NO JUST-IN-TIME TEACHING APLICADA EM UMA DISCIPLINA INICIAL DE MECÂNICA
Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Souza
|
|
|
ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FÍSICA EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ENFOQUE NA MODELAGEM CIENTÍFICA E NA FILOSOFIA DO CONHECIMENTO LIVRE
Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias
|
|
|
Guilherme Rodrigues Weihmann
|
|
|
Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Souza
|
|
|
Leonardo Albuquerque Heidemann
|
|
|
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO
Inés Prieto Schmidt Sauerwein
|
|
|
ATUALIZAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Daniele Javarez de Oliveira
|
|
|
Norlon Fabio Barroso Christofari
|
|
|
Pamela Machado de Andrade
|
|
|
Ritiele Fonseca Lescano Leal
|
|
|
Taniamara Vizzotto Chaves
|
|
|
CIÊNCIA CULTURA E ARTE NO PLANETÁRIO: CONVERSAS ASTRONÔMICAS
CONHECIMENTOS DE JOVENS E ADULTOS SOBRE ASTRONOMIA COTIDIANA
Ariel Gonçalves Marcelino
|
|
|
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
CONTEÚDOS DE MATÉRIA E ENERGIA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
Francisco Machado da Cunha
|
|
|
DAS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS DOS ESTUDANTES AO ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS-RS
DO INGÊNUO AO REALISTA: INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIAS DAS MENINAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
Andressa Soares Rodrigues
|
|
|
ENSINO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA E COMO UTILIZÁ-LA NA SOCIEDADE
Norlon Fabio Barroso Christofari
|
|
|
ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS HIPÓTESES DOS ALUNOS: MUDANÇA A PARTIR DO MENTORING
ENSINO DE FÍSICA: ONDAS SONORAS COM VIOLÃO VIRTUAL
Pedro Henrique Fortunato de Magalhães
|
|
|
ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Franciele Braz de Oliveira Coelho
|
|
|
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVENDO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM O ENFOQUE CTSA
Daniele Javarez de Oliveira
|
|
|
Ritiele Fonseca Lescano Leal
|
|
|
Taniamara Vizzotto Chaves
|
|
|
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTITUIÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS
Eliane Gonçalves dos Santos
|
|
|
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL PARA ABORDAGEM DE CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL
Pedro Castro Menezes Xavier de Mello e Silva
|
|
|
INSERÇÃO DO ESTUDO DE ESTÁTICA DE CORPOS RÍGIDOS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA
INSTRUMENTAÇÃO DE BANCADA PARA LABORATÓRIOS DE ENSINO MÉDIO E DE PESQUISA CONTROLADO VIA PYTHON E ARDUINO
Daniel Fonseca Corradini Ferrando
|
|
|
John Welvins Barros de Araujo
|
|
|
INTERLIGANDO SABERES DA ESCOLA ENERGIA, FÍSICA E O CORPO HUMANO.
Talissa Cristini Tavares Rodrigues
|
|
|
João Batista Siqueira Harres
|
|
|
INVESTIGANDO AS ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ariel Gonçalves Marcelino
|
|
|
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA COMO UMA POTENCIAL COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA PESQUISA A PARTIR DO SENSO DE PERTENCIMENTO DE ESTUDANTES
Pedro Fernando Teixeira Dorneles
|
|
|
MAPEAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA OBRA DE PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA ÀS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA
Alisson Cristian Giacomelli
|
|
|
METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FÍSICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Andréia Spessatto De Maman
|
|
|
Marli Teresinha Quartieri
|
|
|
MOSTRA CIENTÍFICA ITINERANTE: APROXIMANDO ESPAÇOS FORMAIS COM OS NÃO FORMAIS DE ENSINO
Alessandro Avila da Silva
|
|
|
Andréia Spessatto De Maman
|
|
|
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
|
|
|
MOSTRA DE FOGUETES E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ritiele Fonseca Lescano Leal
|
|
|
Daniele Javarez de Oliveira
|
|
|
O ENSINO DE FÍSICA NA EJA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2000-2019)
O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA TEMÁTICA: UM OLHAR PARA ESTUDOS QUE ENFOCAM FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Gislena Maria Duarte Rosa
|
|
|
Karine Raquiel Halmenschlager
|
|
|
O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE FENÔMENOS ASTRONÔMICOS
Diogo Ferreira P. de Carvalho
|
|
|
O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO-MG COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE PERCUSSÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO CTS NO ENSINO DE FÍSICA
Victória da Rosa Lopes Devantier
|
|
|
O USO DE VÍDEOS PARA OUVINTES E SURDOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA SOBRE AS LEIS DE NEWTON
Neila Seliane Pereira Witt
|
|
|
O USO DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA COMO INSTRUMENTO PARA INFERÊNCIA DO NÍVEL E EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA
OS JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA APRENDER FÍSICA
Ludyara do Nascimento Schmidt
|
|
|
PERSPECTIVAS MANIFESTADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO ENSINO DE TÓPICOS DE NANOCIÊNCIA E DE NANOTECNOLOGIA
PLANETÁRIO EAD: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA
Cassiana do Lago Assumpção Vieira
|
|
|
Marco Antonio Canossa Gosteinski
|
|
|
POSSIBILIDADES DE UMA REFLEXÃO METACOGNITIVA A PARTIR DO “LEARNING BY TEACHING”
Cleci Teresinha Werner da Rosa
|
|
|
PRÁTICA EDUCATIVA EXPERIMENTAL EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Argel Nascimento dos Santos
|
|
|
Débora Beatriz Nass Marmitt
|
|
|
PROJETOS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA DE CONCEITOS FÍSICOS
PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DEMONSTRAÇÃO DE COMPORTAMENTOS “NÃO USUAIS” DO ATRITO EM AMBIENTE EDUCACIONAL
Arthwr Willy Moscardini Lopes
|
|
|
Luci Fortunata Motter Braun
|
|
|
PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DO SOM EM BARRAS METÁLICAS
Denilson Bahia de Souza Junior
|
|
|
Ana Claudia Wrasse Salazart
|
|
|
John Welvins Barros Araujo
|
|
|
Pedro Fenando Teixeira Dorneles
|
|
|
PROPOSTA DE UEPS PARA ENSINO DE TÓPICOS SOBRE SONS MUSICAIS
QUESTÕES DE GÊNERO EM CURSOS DE ENGENHARIA: MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES EVOCADAS POR ESTUDANTES MULHERES
Vitória Portantiolo Klein
|
|
|
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
|
|
|
Andréia Spessatto De Maman
|
|
|
Marli Teresinha Quartieri
|
|
|
RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO METACOGNITIVO, SENTIMENTO E RENDIMENTO ACADÊMICO EM FÍSICA: ESTUDO ENVOLVENDO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Bruno Eduardo Cima Dalpupo
|
|
|
Cleci Teresinha Werner da Rosa
|
|
|
Marivane de Oliveira Biazus
|
|
|
RELATIVIDADE GERAL E BURACOS DE MINHOCA: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O SUPER-HERÓI THOR
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ATIVIDADE DE ELETROSTÁTICA
Ariel Gonçalves Marcelino
|
|
|
Eliana Fernandes Borragini
|
|
|
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: UM EXEMPLO PARA SER TRABALHADO COM O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Inés Prieto Schmidt Sauerwein
|
|
|
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA
STRANGER THINGS COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE ELETROMAGNETISMO
Alisson Cristian Giacomelli
|
|
|
TRABALHANDO COM METODOLOGIA ATIVA NO PRIMEIRO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Bianca Vasconcelos do Evangelho
|
|
|
Guilherme Frederico Marranghello
|
|
|
Pedro Fernando Teixeira Dorneles
|
|
|
TRAJETÓRIAS E PERCEPÇÕES SOBRE GÊNERO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: INTERFACE COM O PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA
Vitória Portantiolo Klein
|
|
|
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
|
|
|
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
|
|
|
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR CAMPUS SÃO BORJA – CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO
Taniamara Vizzotto Chaves
|
|
|
Maria Teresinha Varle Kaefer
|
|
|
Daniele Javarez de Oliveira
|
|
|
Ritiele Fonseca Lescano Leal
|
|
|
UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE OS MECANISMOS EXTERNOS DE MEDIAÇÃO NO CONCEITO DE LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Agostinho Serrano de Andrade Neto
|
|
|
UMA INVESTIGAÇÃO PARA UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
UMA PROPOSTA DE UEPS PARA O ESTUDO DE ONDAS SONORAS
UMA PROPOSTA PARA ABORDAR A NATUREZA DA LUZ
Luiz Felipe de Moura da Rosa
|
|
|
USO DE TÓPICOS DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO