Trabalhos aceitos no VIII EEEFis-RS (N = 67)
A CIÊNCIA DE DONNA STRICKLAND E O PRÊMIO NOBEL: PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINO DE FÍSICA DOS LASERS
Larissa do Nascimento Pires
Israel Müller dos Santos
Felipe Damasio

A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL
Fábio Buffon
Aline Cristiane Pan

A CONTEXTUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
Gustavo Barbosa Bopsin
Larissa Carniel da Silva
Charles Guidotti

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO: O CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE SOBRAL E A SUBVERSÃO DO PARADIGMA
Cristina Spolti Lorenzetti
Felipe Damasio

A MOTIVAÇÃO DO ALUNO E O CONCEITO DE SER MAIS: UM ESTUDO PRELIMINAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Pedro Peuckert Kamphorst Leal da Silva
Vania Elisabeth Barlette
Ana Cláudia Wrasse Salazart

A PROFICIÊNCIA CIENTÍFICA DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO AO UTILIZAR A FÍSICA PARA INTERPRETAR O COTIDIANO DO TRÂNSITO
Patrick Alves Vizzotto
Luiz Fernando Mackedanz

A UTILIZAÇÃO DE FENÔMENOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA EM SALA DE AULA: UM RELATO SOBRE A SONOLUMINESCÊNCIA
Maira Giovana de Souza
Agostinho Serrano de Andrade Neto

A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
Fabiane Beatriz Sestari
Isabel Krey Garcia

ANÁLISE DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE CALOR EM UMA OBRA APROVADA PELO PNLD 2018
Deiviti Gustavo Moreira de Candia
Gabriel Radtke Abib
Maykon Gonçalves Müller

ANÁLISE DE UMA AULA TRADICIONAL DE FÍSICA ATRAVÉS DA ABORDAGEM WOMENS WAY OF KNOWING
Laís Gedoz
Alexsandro Pereira de Pereira
Daniela Borges Pavani

ANÁLISE SOBRE UMA ATIVIDADE BASEADA NO JUST-IN-TIME TEACHING APLICADA EM UMA DISCIPLINA INICIAL DE MECÂNICA
Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Souza
Dioni Paulo Pastorio

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE FÍSICA EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Aline Bünecker
Geovana Luiza Kliemann
Italo Gabriel Neide
Maria Madalena Dullius

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ENFOQUE NA MODELAGEM CIENTÍFICA E NA FILOSOFIA DO CONHECIMENTO LIVRE
Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias
Guilherme Rodrigues Weihmann
Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Souza
Leonardo Albuquerque Heidemann

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO
Gabriel Vitorello Soares
Paola Jardim Cauduro
Inés Prieto Schmidt Sauerwein

ATUALIZAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Helena Floriano Bloss
Daniele Javarez de Oliveira
Daiane Rosa Chuquel
Larissa Cruz de Moura
Norlon Fabio Barroso Christofari
Pamela Machado de Andrade
Ritiele Fonseca Lescano Leal
Taniamara Vizzotto Chaves

CIÊNCIA CULTURA E ARTE NO PLANETÁRIO: CONVERSAS ASTRONÔMICAS
Débora Polli Mendelski
Cássia Oliveira Hartmann
Gabriela Gomes Rosa
Daniela Borges Pavani

CONHECIMENTOS DE JOVENS E ADULTOS SOBRE ASTRONOMIA COTIDIANA
Ariel Gonçalves Marcelino
Eliana Fernandes Borragini

CONTEÚDOS DE MATÉRIA E ENERGIA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES
Francisco Machado da Cunha
Márcia Maria Lucchese

DAS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS DOS ESTUDANTES AO ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS-RS
Carlos Henrique Pagel
Maykon Gonçalves Müller

DO INGÊNUO AO REALISTA: INVESTIGANDO A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIAS DAS MENINAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
Vitória Nunes Magalhães
Andressa Soares Rodrigues
Márcia Maria Lucchese

ENSINO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA E COMO UTILIZÁ-LA NA SOCIEDADE
Norlon Fabio Barroso Christofari
Mairon Melo Machado

ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS HIPÓTESES DOS ALUNOS: MUDANÇA A PARTIR DO MENTORING
Geovana Luiza Kliemann
Maria Madalena Dullius
Italo Gabriel Neide

ENSINO DE FÍSICA: ONDAS SONORAS COM VIOLÃO VIRTUAL
Pedro Henrique Fortunato de Magalhães
Geovana Luiza Kliemann
Italo Gabriel Neide

ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gabriela Barbosa Miranda
Jessica Maria Batista
Franciele Braz de Oliveira Coelho
Janaína Viário Carneiro

FEIRA DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVENDO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM O ENFOQUE CTSA
Daniele Javarez de Oliveira
Helena Floriano Bloss
Ritiele Fonseca Lescano Leal
Taniamara Vizzotto Chaves
Daiane Rosa Chuquel

FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTITUIÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS
Ana Paula Butzen Hendges
Rosemar Ayres dos Santos
Eliane Gonçalves dos Santos

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL PARA ABORDAGEM DE CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL
Ben-hur Martins Portella
Pedro Castro Menezes Xavier de Mello e Silva

INSERÇÃO DO ESTUDO DE ESTÁTICA DE CORPOS RÍGIDOS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA
Camila Paese
Aline Cristiane Pan

INSTRUMENTAÇÃO DE BANCADA PARA LABORATÓRIOS DE ENSINO MÉDIO E DE PESQUISA CONTROLADO VIA PYTHON E ARDUINO
Daniel Fonseca Corradini Ferrando
Edson Massayuki Kakuno
John Welvins Barros de Araujo

INTERLIGANDO SABERES DA ESCOLA ENERGIA, FÍSICA E O CORPO HUMANO.
Talissa Cristini Tavares Rodrigues
João Batista Siqueira Harres

INVESTIGANDO AS ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ariel Gonçalves Marcelino
Eliana Fernandes Borragini

LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA COMO UMA POTENCIAL COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA PESQUISA A PARTIR DO SENSO DE PERTENCIMENTO DE ESTUDANTES
Anderson Borges Inácio
Pedro Fernando Teixeira Dorneles

MAPEAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA OBRA DE PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA ÀS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA
Afonso Werner da Rosa
Alisson Cristian Giacomelli

METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FÍSICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Andréia Spessatto De Maman
Marli Teresinha Quartieri
Italo Gabriel Neide

MOSTRA CIENTÍFICA ITINERANTE: APROXIMANDO ESPAÇOS FORMAIS COM OS NÃO FORMAIS DE ENSINO
Guilherme Welp Stefan
Alessandro Avila da Silva
Andréia Spessatto De Maman
Gustavo da Silva Melo
Sônia Elisa Marchi Gonzatti

MOSTRA DE FOGUETES E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Ritiele Fonseca Lescano Leal
Helena Floriano Bloss
Daniele Javarez de Oliveira
Daiane Rosa Chuquel

O ENSINO DE FÍSICA NA EJA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2000-2019)
Larissa Carniel da Silva
Patrícia Ignácio
Tobias Espinosa
Gustavo Barbosa Bopsin

O ENSINO DE FÍSICA NA PERSPECTIVA TEMÁTICA: UM OLHAR PARA ESTUDOS QUE ENFOCAM FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Gislena Maria Duarte Rosa
Karine Raquiel Halmenschlager

O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE FENÔMENOS ASTRONÔMICOS
Diogo Ferreira P. de Carvalho
Washington Gomes Alves

O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO-MG COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DE PERCUSSÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO CTS NO ENSINO DE FÍSICA
Victória da Rosa Lopes Devantier
Alexander Monteiro Cunha
Dioni Paulo Pastorio
Caetano Castro Rosso

O USO DE VÍDEOS PARA OUVINTES E SURDOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA SOBRE AS LEIS DE NEWTON
Sabrina Farias Rodrigues
Neila Seliane Pereira Witt
Aline Cristiane Pan

O USO DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA COMO INSTRUMENTO PARA INFERÊNCIA DO NÍVEL E EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA
Patrick Alves Vizzotto
José Cláudio Del Pino

OS JOGOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA APRENDER FÍSICA
Bruna da Cruz dos Santos
Ludyara do Nascimento Schmidt
Judite Scherer Wenzel

PERSPECTIVAS MANIFESTADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR NO ENSINO DE TÓPICOS DE NANOCIÊNCIA E DE NANOTECNOLOGIA
Mauri Luís Tomkelski
Solange Binotto Fagan
Greice Scremin

PLANETÁRIO EAD: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA
Gabriela Gomes Rosa
Cassiana do Lago Assumpção Vieira
Débora Polli Mendelski
Marco Antonio Canossa Gosteinski
Daniela Borges Pavani

POSSIBILIDADES DE UMA REFLEXÃO METACOGNITIVA A PARTIR DO “LEARNING BY TEACHING”
Jean Carlos Nicolodi
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Luiz Marcelo Darroz

PRÁTICA EDUCATIVA EXPERIMENTAL EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Argel Nascimento dos Santos
Rosemar Ayres dos Santos
Débora Beatriz Nass Marmitt
Graciela Paz Meggiolaro

PROJETOS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA DE CONCEITOS FÍSICOS
Fabiane Beatriz Sestari
Emanoela Decian

PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DEMONSTRAÇÃO DE COMPORTAMENTOS “NÃO USUAIS” DO ATRITO EM AMBIENTE EDUCACIONAL
Luis Gustavo Lang Gaiato
Arthwr Willy Moscardini Lopes
Thomas Braun
Luci Fortunata Motter Braun

PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DO SOM EM BARRAS METÁLICAS
Denilson Bahia de Souza Junior
Diesse S. Siqueira
Ana Claudia Wrasse Salazart
John Welvins Barros Araujo
Edson Massayuki Kakuno
Pedro Fenando Teixeira Dorneles

PROPOSTA DE UEPS PARA ENSINO DE TÓPICOS SOBRE SONS MUSICAIS
Paulo Vitor Monteiro
Felipe Damasio
Mônica Knöpker

QUESTÕES DE GÊNERO EM CURSOS DE ENGENHARIA: MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES EVOCADAS POR ESTUDANTES MULHERES
Vitória Portantiolo Klein
Sofia Carriço Arend
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Andréia Spessatto De Maman
Marli Teresinha Quartieri

RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO METACOGNITIVO, SENTIMENTO E RENDIMENTO ACADÊMICO EM FÍSICA: ESTUDO ENVOLVENDO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Bruno Eduardo Cima Dalpupo
Gabriel Artuzi
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Marivane de Oliveira Biazus

RELATIVIDADE GERAL E BURACOS DE MINHOCA: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O SUPER-HERÓI THOR
Guilherme Emerim Nunes
Felipe Damasio
Israel Müller dos Santos

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ATIVIDADE DE ELETROSTÁTICA
Ariel Gonçalves Marcelino
Eliana Fernandes Borragini

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: UM EXEMPLO PARA SER TRABALHADO COM O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Pedro Ravalha Lorenzoni
Paola Jardim Cauduro
Inés Prieto Schmidt Sauerwein

SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA
Douglas Bassani
Guilherme Bratz Taube
Rosemar Ayres dos Santos

STRANGER THINGS COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE ELETROMAGNETISMO
Felipe André Foltz
Alisson Cristian Giacomelli

TRABALHANDO COM METODOLOGIA ATIVA NO PRIMEIRO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Bianca Vasconcelos do Evangelho
Guilherme Frederico Marranghello
Pedro Fernando Teixeira Dorneles

TRAJETÓRIAS E PERCEPÇÕES SOBRE GÊNERO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: INTERFACE COM O PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA
Sofia Carriço Arend
Vitória Portantiolo Klein
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO REFLEXIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
Willian de Campos Vieira

UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR CAMPUS SÃO BORJA – CONCEPÇÕES E PRÁTICAS RELATIVAS AO CURRÍCULO INTEGRADO
Daiane Rosa Chuquel
Taniamara Vizzotto Chaves
Maria Teresinha Varle Kaefer
Daniele Javarez de Oliveira
Helena Floriano Bloos
Ritiele Fonseca Lescano Leal

UMA INVESTIGAÇÃO ENTRE OS MECANISMOS EXTERNOS DE MEDIAÇÃO NO CONCEITO DE LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
Graciela Paz Meggiolaro
Agostinho Serrano de Andrade Neto

UMA INVESTIGAÇÃO PARA UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
Diesse Siqueira
Edson M. Kakuno
Renata H. Lindemann

UMA PROPOSTA DE UEPS PARA O ESTUDO DE ONDAS SONORAS
Emanoela Decian
Isabel Krey Garcia

UMA PROPOSTA PARA ABORDAR A NATUREZA DA LUZ
Luiz Felipe de Moura da Rosa
Lucas Soares Prates

USO DE TÓPICOS DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
David Oliveira Rodrigues
Ademar Paulo Junior