Conferência II (07/11/2019)
Projetos Inovadores no Ensino de Física em nível médio
Projeto I - Mutirão das Estações Meteorológicas Modulares por estudantes do Colégio Estadual José Loureiro da Silva: uma prática educacional aberta voltada ao monitoramento ambiental colaborativo
Os participantes da Escola Itinerante de Tecnologia Cidadã Hacker - EITCHA! (http://eitcha.org/) - relatarão o desenvolvimento de um projeto de ciência comunitária e cidadã em um mutirão de montagem de Estações Meteorológicas Modulares (EMM) desenvolvido no Colégio Estadual José Loureiro da Silva, em Esteio. Em particular, serão discutidos: i. o Guia da Comunidade EMM, um compêndio de Recursos Educacionais Abertos para a facilitação da construção de uma EMM; ii. o momento de construção das atividades, quando buscou-se fortalecer a autonomia de estudantes por meio do exercício de fundamentos de liberdade de conhecimento tecnológico; e iii. o momento de instalação de um sistema de monitoramento ambiental que disponibiliza dados científicos de maneira aberta.
Escola Itinerante de Tecnologia Cidadã Hacker (EITCHA!) - É um projeto com o objetivo de promover a emancipação através de atividades educacionais em escolas sobre tecnologia. Os tópicos abordados são ciência aberta, ciência cidadã, software livre, hardware aberto e livre, dados abertos, segurança da informação e o funcionamento da internet. As atividades desenvolvidas são licenciadas sob licenças Creative Commons e os códigos utilizados estão disponíveis sob licenças livres. A EITCHA! conta com o apoio da Mozilla Foundation, sendo beneficiária do primeiro Mozilla Science Mini-Grants, voltado para uma internet saudável e a ciência aberta.
Autores: Leonardo Sehn, Jan Luc Tavares, Augusto Caneppele, Rafael Pezzi, Luíza Garcia, Elen Pascoal, Juliano Kerecki, Lucas Casagrande, Vinícius Martinez e Luís Wobarski (Colégio Estadual José Loureiro da Silva - Esteio).
Projeto II - A Pesquisa no Ensino Médio
Neste palestra Juliana Estradioto e, sua orientadora, Flávia Twardowski, vão contar um tanto a trajetória da estudante de ensino médio no mundo da pesquisa e sobre a experiência de trabalhar em projetos de pesquisa na área de reaproveitamento de resíduos e de ciências dos materiais, utilizando recursos que iriam para o lixo para gerar materiais alternativos.
Juliana Davoglio Estradioto - é técnica em Administração e egressa do IFRS – Campus Osório. Em 2018 recebeu 1ª lugar no Prêmio Jovem Cientista com o trabalho Desenvolvimento de Filme Plástico Biodegradável a partir da Fibra Residual do Maracujá. A pesquisa vem ao encontro da temática “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social” da 29ª edição da premiação promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com outra pesquisa abrangendo o reaproveitamento da noz macadâmia, ficou em 1º lugar na Intel International Science and Engineering Fair 2019, maior feira de Ciências do mundo, na área de Ciências dos Materiais.
Profa. Dra. Flávia Twardowski – Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Sensometria