Conferência I (07/11/2019)
Ensino de Ciências por Investigação: contribuições para a formação do sujeito contemporâneo
Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico em que o acesso a informações cresce a cada dia. Em contrapartida, muitas escolas ainda nos dias atuais resistem em ser locais de apresentação de conhecimentos de séculos passados. Será suficiente, para a formação do cidadão atual, apresentar aos estudantes apenas os conceitos, leis e teorias das ciências? Como podemos planejar e implementar práticas no ensino de ciências visando ao desenvolvimento do sujeito para análise de situações e de contextos? Qual o papel do ensino de ciências para a formação do sujeito contemporâneo? Nesta fala, com o objetivo de responder a questões como estas, abordaremos o que é o ensino por investigação, como ele se relaciona com o ensino de ciências e de que modo o seu desenvolvimento permite a aprendizagem que envolva informações, ações e diálogo para a produção de entendimentos e mudanças de nós mesmos e do mundo.
Conferência II (07/11/2019)
Projetos Inovadores no Ensino de Física em nível médio
Conferência III (07/11/2019)
Adoção de Inovações Didáticas no Ensino de Física
Muitos dos problemas do Ensino de Física têm sido atribuídos à falta de iniciativa docente em inovar suas práticas, em particular pelo desconhecimento de métodos e estratégias didáticas promissoras. Contudo, a adoção e difusão de inovações é um processo complexo demandando que os professores enfrentem uma série de desafios, tanto para reunir as condições necessárias para que a inovação ocorra, quanto para superar barreiras e dificuldades em sua implementação. Nesse contexto é usual que adaptações sejam realizadas para adequar o planejamento teórico com a realidade institucional em que o ensino ocorre. Serão discutidas modificações comuns em alguns métodos ativos de ensino e até que ponto podemos alterar uma inovação didática sem que esta se descaracterize.
Conferência IV (08/11/2019)
A física e o ensino de física na era da inteligência artificial
Os sistemas inteligentes devem revolucionar não só a ciência e a tecnologia, mas todas as atividades da sociedade. Tais sistemas são desenvolvidos com a convergência de tecnologias de diferentes áreas, sendo que a física desempenha papel central. A física é essencial para a produção de novos materiais e dispositivos com os quais são construídas as máquinas inteligentes e coletados os dados usados por algoritmos de aprendizagem de máquina. Em contrapartida, as pesquisas em física já começam a ser impactadas pelos sistemas inteligentes, havendo tópicos que só são abordados com metodologias de inteligência artificial, como o aprendizado de máquina com redes neurais profundas. É inevitável que o ensino da física também seja afetado por sistemas inteligentes cada vez mais sofisticados, principalmente com a capacidade crescente de processamento de língua natural. A meta de se obter uma máquina com capacidade de comunicação em língua natural pode ser alcançada num futuro não muito distante, e isso alterará todo o cenário de ensino, inclusive o de física. Nesta palestra será apresentada uma análise crítica das perspectivas e desafios trazidos pelos sistemas inteligentes.
Conferência V (09/11/2019)
Passado, presente e futuro: o Grande Colisor de Hádrons e os caminhos da física de partículas
A palestra discutirá o que é o Grande Colisor de Hádrons (LHC), para que ele serve, revisando-se o Modelo Padrão das partículas elementares e os achados recentes daquele acelerador. Discutiremos também a visão do futuro na física de altas energias envolvendo grandes aceleradores e o envolvimento do Instituto de Física na UFRGS nestes projetos.